Notícia

Agência C&T (MCTI)

Confira a agenda científica de 17 a 23 de fevereiro

Publicado em 15 fevereiro 2013

Por Denise Coelho

O Instituto Internacional de Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza a partir de segunda-feira (18), até 1º de março, o workshop Quo Vadis, Física Quântica. 

O evento acontece no auditório do Departamento de Física Teórica e Experimental, localizado no campus central da universidade. Está confirmada a presença de palestrantes de países como a Áustria, Alemanha, Brasil, Espanha, Reino Unido, Suíça, Singapura e França. Para mais informações, acesse o site do instituto.

No mesmo dia começa o período de inscrições para a 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Como no ano passado, a edição 2013 será marcada pelo aumento do número de bolsistas para o Programa de Iniciação Científica. A premiação será concedida aos 6 mil medalhistas de ouro, prata e bronze. Qualquer escola pública pode inscrever seus alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

A Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI) divulgou a agenda de eventos, cursos e concursos do Programa AEB Escola. Dentro da programação, na terça-feira (19), serão abertas as inscrições para o quinto curso de capacitação de professores Escola do Espaço – Astronomia e Astronáutica. O curso vai acontecer no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Natal, Rio Grande do Norte, de 11 a 15 de março.

Também na terça, os progressos alcançados no desenvolvimento do Modelo Brasileiro do Sistema Terrestre serão apresentados em workshop organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O modelo será a contribuição brasileira para o próximo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – IPCC. O evento terá a participação de especialistas alemães e norte-americanos, com tradução simultânea. A participação no workshop é gratuita e aberta a pesquisadores e ao público em geral.

O Instituto Mamirauá está com inscrições abertas para o Curso de Multiplicadores de Turismo de Base Comunitária. O objetivo desta terceira edição é formar multiplicadores para o manejo do recurso cênico de ambientes naturais, com foco na conservação.

O curso vai acontecer no período de 9 a 13 de abril, em Tefé (AM), e é voltado para grupos e instituições que têm a atividade econômica em desenvolvimento ou em vias de implantação. As inscrições vão até 25 de fevereiro.

 Texto:  - Ascom do MCTI