Notícia

Gestão & Negócios

Confiança acima de tudo

Publicado em 01 novembro 2010

Por Flávia Ghiurgui

A história da Electrocell, especializada em desenvolver soluções tecnológicas sustentáveis, teve início durante um bate-papo no evento Café Tecnológico realizado no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (CIETEC). Na ocasião, os sócios das empresas Anod Arc (desenvolvedora de revestimentos) e da DC System (especializada em sistema de monitoração de baterias) descobriram interesses em comum e pensaram em tirar proveito da experiência que ambos tiveram com células a combustível. Apoiados pela vontade de desenvolver um projeto inovador, os empresários decidiram pôr em prática os planos de um novo protótipo e criaram, em novembro de 2000, a Electrocell, encorajados pelo então diretor do CIETEC, Sergio Rizolla.

"Desde o seu surgimento, a Electrocell tem como política estimular a melhoria contínua da qualidade de células a combustível e de seus periféricos, para conquistar a confiança, satisfação e fidelidade de seus clientes", afirma o diretor da Electrocell, Gerhard Ett.

Após a construção de algumas células de laboratório, a empresa conseguiu financiamento para um projeto de uma célula de 2kW financiado pela FAPESP e CNPQ. Posteriormente, desenvolveu um projeto de células de 50kW para a Eletropaulo, financiado pelo fundo setorial de energia elétrica e controlado pela ANEEL e Instituto de Energia Elétrica da USP. : "O apoio do CIETEC, do SEBRAE e do ENDEAVOR foram decisivos para a implementação dos projetos, assim como as experiências profissionais dos sócios. Claro que nos deparamos com uma série de desafios, mas, para enfrentá-los, foi essencial um bom planejamento antes de iniciar o negócio. Ter uma equipe comprometida, experiência, capital e um plano de negócios bem elaborado são ferramentas que fornecem visão e resultados", assegura Ett.

Para garantir qualidade nos serviços, a Electrocell conta com profissionais de diversas formações, experiências profissionais e de diferentes áreas de atuação como elétrica, eletrônica, mecânica e química. "Além disso, contamos com a troca de informação entre as áreas que gera conhecimento, novas ideias e novos produtos", diz o diretor. Ele informa que, além do foco na equipe, outro ingrediente de sucesso da Electrocell, é o bom relacionamento com os clientes e a importância do feedback. "É essencial sabermos se estão satisfeitos com os resultados do nosso trabalho. Caso não estejam, procuramos entender o que ficou a desejar e o que fazer para remediar a situação. Também entendemos que a interação entre clientes-empresa-fornece-dores é vital quando se lida com produtos inovadores", completa.

Ett aponta ainda, outro fator decisivo para o sucesso do negócio: o acompanhamento do mercado e das novas tecnologias, especialmente a nanotecnologia. Para este ano, a empresa está desenvolvendo uma nova geração de baterias bipolares. "Um empreendimento dá certo quando se acredita no sucesso do seu negócio. É preciso trabalhar muito e se preparar bem antes de iniciá-lo. As palavras disciplina, persistência e determinação foram dicas importantes para mim", finaliza.