Notícia

UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Conferência sobre mudanças climáticas terá participação de pesquisador do Cedeplar

Publicado em 04 fevereiro 2011

Com o objetivo de contribuir para o aprimoramento do Plano Brasileiro de Mudanças Climáticas, será realizada entre 4 e 7 de abril, em São Paulo, a 4ª Conferência Regional sobre Mudanças Globais. A ideia é reunir pesquisadores, empresas e sociedade civil para estabelecer parcerias na busca de soluções científicas e tecnológicas, economicamente sustentáveis e socialmente corretas.

Cenários climáticos, conservação da biodiversidade, energias renováveis, segurança hídrica e vulnerabilidade das áreas costeiras e urbanas serão alguns dos temas em discussão. O professor Edson Paulo Domingues, do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional de Minas Gerais (Cedeplar), da UFMG, será um dos debatedores de painel sobre agricultura e segurança alimentar.

Autor de trabalhos que relacionam mudanças climáticas e economia, nos cenários mineiro e nacional, o professor Edson Paulo Domingues vai debater na 4ª Conferência o que representam as mudanças sobre disponibilidade, custos e preços de alimentos. Segundo ele, ainda não há muitos estudos sobre o tema. "Os pesquisadores estão começando a trabalhar nisso, analisar os impactos dos fenômenos ambientais sobre pecos dos alimentos, por exemplo, emplica a utilziação de granmde conjujunto de metodologias", explica Domingues, que é doutor em Economia pela USP e professor da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG.

O evento é promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas (Rede-Clima), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Mudanças Climáticas e Academia Brasileira de Ciências (ABC). A conferência, que terá lugar no Memorial da América Latina, recebe inscrições até 28 de março pelo site www.mudancasglobais.com.br, onde também podem ser encontradas mais informações.

(Com Agência Fapesp)