Notícia

Jornal Brasil

Conferência sobre bioenergia prorroga prazo para envio de trabalhos

Publicado em 16 maio 2014

A segunda edição do Brazilian Bioenergy Science and Technology Conference (BBEST) - que ocorrerá entre os dias 20 e 24 de outubro em Campos do Jordão (SP) - estendeu o prazo para a submissão de trabalhos para apresentação oral até 25 de maio.

Os interessados devem encaminhar o resumo em inglês, em uma das áreas sugeridas: Biomassa, Tecnologia de Biocombustível, Álcool Químico e Biorrefinarias, Motores e outros Dispositivos de Conversão, Sustentabilidade e Integração de Processos.

Com a proposta de reunir cientistas, estudantes, organizações não governamentais e representantes da indústria e do governo em torno de assuntos relacionados à bioenergia, o evento terá - além das apresentações dos trabalhos orais e pôsteres - palestras plenárias, mesas-redondas e sessões paralelas.

Durante o encontro serão apresentados os resultados de uma avaliação global sobre bioenergia e sustentabilidade realizada por um grupo de 99 especialistas de 17 países sob a égide da Secretaria do Comitê Científico para Problemas do Ambiente (Scope), órgão intergovernamental parceiro da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O estudo foi liderado por pesquisadores de três programas da FAPESP: o Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA), o Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG) e o Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN).

O primeiro dia da conferência, chamado Policy Day, será dedicado ao debate de políticas públicas que possam contribuir para a expansão sustentável da bioenergia. Entre os temas a serem abordados estão segurança alimentar, ambiental, energética e desenvolvimento sustentável.

Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, participará da plenária sobre "Bioenergy & Sustainability: a global assessment of land use, technologies and impacts for the sustainable expansion of Bioenergy in the world".

Isaias de Carvalho Macedo, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Francis Johnson, da Stockholm Environment Institute, da Suécia; Paulo Artaxo, da Universidade de São Paulo (USP); e Erick Fernandes, do World Bank, dos Estados Unidos, são alguns dos participantes com presença confirmada.

Inscrições e mais informações disponíveis em www.bbest.org.br

Fonte: Agência FAPESP