Notícia

Portal da Cidade de Ribeirão Preto

Conferência Livre de Meio Ambiente discutiu Educação Ambiental e Prevenção de Resíduos

Publicado em 06 setembro 2013

A professora Angela Maria Magosso Takayanagui, da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto, responsável pelo Laboratório de Saúde Ambiental da Instituição e coordenadora do Grupo de Pesquisa GIERSS (Grupo Interinstitucional de Estudos da Problemática dos Resíduos de Serviços de Saúde), da USP, fez a palestra de abertura da Conferência Livre do Meio Ambiente, falando sobre “Resíduos Sólidos e a Educação Ambiental na área da Saúde”.

O evento, promovido pelo Programa de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, foi realizado nesta sexta-feira, dia 6 de setembro, no auditório do ECEU (Espaço Cultural e de Extensão Universitária), da Faculdade de Medicina/USP.

A Conferência teve a finalidade de discutir dois eixos temáticos: Redução de impactos ambientais e Educação Ambiental. “As propostas apresentadas nesta Conferência serão encaminhadas ao Ministério do Meio Ambiente e serão discutidas na Conferência Nacional, que acontece de 24 a 27 de outubro, em Brasília”, afirma a enfermeira Regina Helena Von Atzingen, responsável pelo Programa e organizadora do evento.

“Nosso objetivo é identificar medidas que ajudem na implementação da gestão compartilhada de resíduos sólidos, tomando por base os objetivos da lei, como não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos”, explica a enfermeira.

A professora Sonia Valle Walter Borges de Oliveira também participou do evento falando sobre “Redução de Impactos Ambientais na área da Saúde”. Sônia atualmente é professora associada da Faculdade de Economia e Administração da USP de Ribeirão Preto e assessora científica da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo).

CNMA - A 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente acontece  de 24 a 27 de outubro de 2013, em Brasília e discutirá o tema “Resíduos Sólidos”, tendo o objetivo de contribuir para a implantação da Lei 12.305/2010 (Política Nacional de  Resíduos Sólidos). Nessa conferência serão debatidos os temas “Produção e consumo sustentáveis”, “Redução dos impactos ambientais”, “Geração de trabalho, emprego e renda” e “Educação ambiental”.