Três sociólogos abordarão o tema na perspectiva da violência do Estado, do terrorismo e das milícias urbanas
A 3ª Conferência Fapesp 60 anos será realizada nesta quarta-feira (18), em formato online, tendo como tema Sociedades Violentas. “A violência é um fenômeno crucial para entender a sociedade contemporânea”, diz Angela Alonso, coordenadora adjunta de Ciências Humanas e Sociais, Arquitetura, Economia e Administração da Fapesp, que mediará o encontro.
A conferência reunirá três sociólogos que, nos últimos anos, têm produzido pesquisas e análises de referências sobre o tema: Donatella della Porta, professora do European University Institute (Itália), Sérgio Adorno, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), e Michel Misse, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
“Cada um deles tratará do assunto sob ângulos distintos, mas complementares”, explica Alonso. “A professora Donatella dela Porta vai falar sobre violência política, um assunto controverso na literatura acadêmica, que recobre temas como o terrorismo e a guerra civil. O professor Adorno discutirá o papel do Estado no regramento da violência e o desempenho das polícias na sociedade brasileira. E o professor Michel Misse falará da violência social, com foco nas milícias urbanas no Rio de Janeiro pós-1988.”
A ideia de reuni-los, ela explica, é justamente para dar uma visão de conjunto sobre uma questão relevante como objeto de estudos científicos e, ao mesmo tempo, desafiante para a gestão das sociedades contemporâneas.
Marco Antonio Zago, presidente da Fundação, fará a abertura da 3ª Conferência Fapesp 60 anos.
Os interessados podem se inscrever pelo site da Fapesp e, durante o evento, enviar perguntas para o e-mail conferencias60anos@fapesp.br.
A transmissão da conferência terá início às 10 horas, pelo canal da Agência Fapesp no YouTube.
Mais informações: https://60anos.fapesp.br/conferencia-sociedades-violentas.
A primeira e a segunda Conferências Fapesp 60 anos estão disponíveis em https://60anos.fapesp.br/conferencias.