Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI-SP) será realizada nos próximos dias 7 e 8 de março na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, no bairro do Jaguaré, zona oeste da capital paulista. O evento será o principal palco de debate de políticas para a área da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no estado de São Paulo e terá como tema central "Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido", pondo em perspectiva o caráter estratégico das discussões.
Promovida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a conferência estadual reunirá representantes de instâncias governamentais, universidades, institutos de pesquisa, parques tecnológicos, incubadoras e polos de inovação paulistas. O estado de São Paulo responde por cerca de um terço da produção científica nacional.
Os resultados dos diálogos entre os principais atores paulistas no campo da CT&I darão base a recomendações para a pauta da conferência nacional, que será realizada em junho em Brasília e resultará nas diretrizes da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2024-2030.
De acordo com o pró-reitor de pesquisa da Unesp, professor Edson Cocchieri Botelho, o evento será um "momento ímpar" para se debater o ambiente de CT&I em São Paulo. "Será um fórum de discussão muito qualificado e, a partir dessas discussões, será possível mirar uma ciência mais inclusiva, uma pesquisa mais internacionalizada e um novo olhar para a realidade que se apresenta na ciência e tecnologia do nosso país, com novas oportunidades envolvendo empresas, universidades e centros de pesquisas", afirma o pró-reitor.
A conferência estadual terá alguns eixos temáticos por meio dos quais serão formados grupos de discussão. Serão debatidos, entre outros assuntos, os modelos de financiamento e de organização da pesquisa e da inovação, o papel do Estado e de outros atores participantes do ambiente de CT&I, modificações e avanços da legislação, estratégias e avanços na formação de recursos humanos, os desafios da pós-graduação, estímulos à carreira científica, inclusão e diversidade, fortalecimento dos sistemas regionais e estaduais de CT&I e os sucessos e os desafios do modelo de São Paulo.
"Dentro da programação, existe um compromisso de se olhar para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Na minha visão pessoal, tem que existir esta preocupação de se comprometer com as reais demandas e problemas da sociedade. Precisamos fazer com que os investimentos aplicados nas pesquisas cheguem de fato a quem necessita, sem distinção", afirma o professor Reginaldo Barboza, assessor da pró-reitoria de pesquisa da Unesp e um dos integrantes da organização da conferência.
Quem quiser saber detalhes da programação e dos eixos temáticos pode acessar o site da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Para acompanhar o evento, é possível se inscrever para participar online da conferência, por meio da plataforma Zoom. Clique aqui para efetuar a inscrição.
Ouça abaixo entrevista concedida à Rádio Unesp FM pelo professor Glaucius Oliva, professor do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo e secretário-executivo da conferência estadual.