Notícia

Vida Universitária (Blog)

Conferência do Clima em Copenhague: "Avançamos muito nos últimos anos"

Publicado em 17 novembro 2009

"A decisão assumida pelo Brasil de comprometer-se em Copenhague com um grande corte de suas emissões, que coloca o país numa posição de liderança, seria impensável até recentemente"

Em debate realizado hoje no auditório da FAPESP, em São Paulo, o ministro britânico do meio ambiente, alimentação e assuntos rurais, Hilary Benn, refutou o pessimismo em relação aos resultados da Conferência do Clima em Copenhague, que vai acontecer em dezembro, depois que Estados Unidos e China decidiram postergar para 2010 seu posicionamento acerca do corte de emissões de gases estufa. "Se não esperarmos nada de Copenhague, aí é que nada acontecerá", afirmou. "Sou otimista porque avançamos muito nos últimos 20 anos. Se em meu país alguém falasse algumas poucas décadas atrás sobre tecnologias limpas e sustentabilidade econômica, a resposta seria "você deve estar brincando. Se a economia está crescendo, é o que importa". Da mesma forma, a decisão assumida pelo Brasil de comprometer-se em Copenhague com um grande corte de suas emissões, que coloca o país numa posição de liderança, seria impensável até recentemente", afirmou.

No debate, Benn ouviu relatos sobre os programas da Fundação e a importância de colaborações entre pesquisadores brasileiros e do Reino Unido. Participaram do debate os professores Carlos Joly, coordenador do programa Biota-FAPESP, Marcos Buckeridge, do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (Bioen), Daniel Hogan, do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais, além do ambientalista Fábio Feldman e o professor Hilton Silveira Pinto, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A apresentação do debate coube ao professor Eduardo Moacyr Krieger, membro do Conselho Superior da FAPESP. O evento foi uma iniciativa da FAPESP e da Embaixada Britânica no Brasil.

Via Fapesp