Notícia

Unesp

Conferência debaterá uso de evidências para melhoria da educação (18 notícias)

Publicado em 08 de outubro de 2021

Como parte da agenda de celebração dos 60 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), será realizada em 20 de outubro a conferência "O Uso de Evidências e Dados para a Melhoria da Educação Nacional", que reunirá o ex-ministro da educação Rossieli Soares, atual secretário de educação do estado de São Paulo, o sociólogo Simon Schwartzman, pesquisador da área, e o professor da UFRJ Robert Lent, coordenador da Rede Nacional de Ciência para Educação.

Esta á quinta conferência da série que celebra os 60 anos da Fapesp, que tem como objetivo temas estratégicos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento. A iniciativa prevê a realização de encontros mensais online até 2022 --a Fapesp comemorará os 60 anos em 23 de maio do próximo ano.

As inscrições para o evento estão abertas e são gratuitas. A conferência poderá ser acompanhada pelo canal da Agência Fapesp no YouTube. Os interessados já podem enviar perguntar para o endereço eletrônico conferencias60anos@fapesp.br. As perguntas serão respondidas durante o evento. 

O debate em torno da melhoria da qualidade da educação no país se intensificou nas duas últimas décadas e, com esta discussão, vieram à tona questões cruciais para a melhoria da educação nacional, entre elas a necessidade de redução do deficit de aprendizagem escolar e das desigualdades educacionais no Brasil. A construção de políticas públicas para sedimentar avanços na área passa por estudos e pesquisas baseados em evidências científicas e dados.

A abertura desta conferência será feita pelo professor Marco Antonio Zago, presidente da Fapesp, e a moderação do encontro caberá a Mozart Ramos Neves, membro do Conselho Superior da fundação.

Todas as ações relacionadas à celebração dos 60 anos da Fapesp podem ser acompanhadas pelo site: https://60anos.fapesp.br/.