Como parte da agenda de celebração dos 60 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), será realizada em 20 de outubro a conferência "O Uso de Evidências e Dados para a Melhoria da Educação Nacional", que reunirá o ex-ministro da educação Rossieli Soares, atual secretário de educação do estado de São Paulo, o sociólogo Simon Schwartzman, pesquisador da área, e o professor da UFRJ Robert Lent, coordenador da Rede Nacional de Ciência para Educação.
Esta á quinta conferência da série que celebra os 60 anos da Fapesp, que tem como objetivo temas estratégicos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento. A iniciativa prevê a realização de encontros mensais online até 2022 --a Fapesp comemorará os 60 anos em 23 de maio do próximo ano.
As inscrições para o evento estão abertas e são gratuitas. A conferência poderá ser acompanhada pelo canal da Agência Fapesp no YouTube. Os interessados já podem enviar perguntar para o endereço eletrônico conferencias60anos@fapesp.br. As perguntas serão respondidas durante o evento.
O debate em torno da melhoria da qualidade da educação no país se intensificou nas duas últimas décadas e, com esta discussão, vieram à tona questões cruciais para a melhoria da educação nacional, entre elas a necessidade de redução do deficit de aprendizagem escolar e das desigualdades educacionais no Brasil. A construção de políticas públicas para sedimentar avanços na área passa por estudos e pesquisas baseados em evidências científicas e dados.
A abertura desta conferência será feita pelo professor Marco Antonio Zago, presidente da Fapesp, e a moderação do encontro caberá a Mozart Ramos Neves, membro do Conselho Superior da fundação.
Todas as ações relacionadas à celebração dos 60 anos da Fapesp podem ser acompanhadas pelo site: https://60anos.fapesp.br/.