Notícia

Expotrade Net

Conferência da Anpei apresenta 35 casos de inovação

Publicado em 31 maio 2013

A XIII Conferência da Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras), maior encontro sobre inovação no Brasil, começa nesta segunda-feira em Vitória e ocorre até o dia 5 de junho. O tema deste ano é Inovação Aberta, processo em que empresas usam ideias e caminhos externos para avançar suas tecnologias. Empresas de todo o país apresentarão 35 casos de inovação, a maioria inédita, para os mais de 2.000 participantes.

Três casos foram escolhidos como destaque. A Fibria vai mostrar como um processo inovador, de micropropagação para obtenção de clones de eucalipto, ajudou a empresa ser a maior produtora mundial de celulose a partir desse vegetal, e a deter 30% do mercado. A Mahle Metal Leve mostrará uma inovação de produto com anéis de pistão recobertos de camadas alternadas de nanoesferas de carbono e de cerâmica. A tecnologia, feita por uma equipe brasileira, resultou em anéis com uma durabilidade três vezes maior que os convencionais. Já a Natura apresentará seu modelo de gestão em inovação aberta com o Portal Natura Campus, por meio do qual a empresa mantém relacionamento com 1.100 integrantes de 28 universidades, e já recebeu propostas de 327 projetos de novos produtos e processos.

Além dos casos a conferência contará com palestras e mesas de discussão sobre inovação aberta. Chris Anderson, autor do livro A Cauda Longa e antigo editor-chefe da revista Wired, fará a palestra principal. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp,  e o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participarão da abertura do evento. Confira abaixo o resumo dos cases de inovação que serão apresentados na conferência. Veja a programação completa em: http://www.anpei.org.br/xiiiconferencia/programacao.html

Empresa:  FIBRIA CELULOSE S.A. - CENTRO DE TECNOLOGIA

Tema: Produção industrial "in vitro" de mudas clonais de eucalipto em biorreatores

A Fibria conseguiu desenvolver um processo inovador, de micropropagação para obtenção de eucalipto, com ganhos de pelo menos 34 vezes. Com isso, a empresa conquistou 30% do mercado onde atua.

Empresa: NATURA

Tema: Estratégia Integrada de Aproximação à Redes de Inovação

O Natura Campus, programa de relacionamento da Natura com a comunidade científica, trabalhou em 2012 mantendo relacionamento com 1.100 integrantes de 28 universidades e já recebeu propostas de 327 projetos de novos produtos e processos.

Empresa: MAHLE METAL LEVE S.A.

Tema: A inovação aberta como parte do desenvolvimento de componentes de motor

A Mahle conseguiu desenvolver pistões com certa de 20% menos atrito resultante da deposição de camadas de nanopartículas de carbono sobrepostas a partículas de cerâmica. Isso garante mais resistência e aumenta a vida útil do equipamento de duas a três vezes. A inovação permite temperaturas e pressões mais elevadas dentro do motor, o que diminui o consumo de combustivo.

Empresa: EXTRAIR - ÓLEOS NATURAIS

Tema: Reaproveitamento de resíduos DE indústrias de sucos na fabricação de matéria-prima para cosméticos

Um novo processo de reaproveitamento dos resíduos gerados pelas indústrias de sucos permite a extração de um óleo extra-virgem, difícil de ser encontrado no mercado. Fabricado a partir de sementes de maracujá, o óleo já vem sendo testado por uma rede de 21 hospitais para tratamento tópico de bebês e gestantes. As sementes também estão sendo aproveitadas pela indústria de alimentos na fabricação de sorvetes, iogurtes, mousses e caldas. A empresa também pesquisa a viabilidade do processo em outros tipos de semente, como goiaba e granola e já atraiu interesse da Loreal, gigante da indústria de cosméticos.

Empresa: PIRELLI PNEUS LTDA

Tema: O desafio tecnológico dos pneus para uma agricultura de alto desempenho

A Pirelli desenvolveu uma nova linha de pneus agrícolas de alto desempenho em parceria com a Unicamp. Após um estudo que caracterizou os tipos de solos agrícolas brasileiros, os pesquisadores conseguiram desenvolver pneus que provocam uma compactação muito menor do solo. Um solo menos compactado permite que as raízes das plantas sejam mais profundas, aumentando a produtividade da lavoura.

Empresa: FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS S.A.

Tema: A bateria estacionária de lítio-íon como alternativa nas Telecomunicações do Setor Elétrico brasileiro

Furnas realizou a primeira implantação de baterias estacionárias de lítio-íon na América do Sul e uma das primeiras no mundo. As baterias de lítio-íon são muito melhores que as de chumbo-ácida e níquel/cádmio, mas requerem maior atenção no manejo. Os fabricantes desenvolveram um sistema de gerenciamento das baterias que reduz o risco de colapso das baterias. A inovação aumenta a confiabilidade dos dispositivos e espera-se consolidar a tecnologia no Brasil.

Empresa: FIBRIA CELULOSE S.A.

Tema: Introdução e desenvolvimento da celulose de eucalipto para papel sanitário no Hemisfério Norte

O desafio vencido pela Fibria foi de criar um novo modelo florestal que pudesse competir com a produção de papel do Hemisfério Norte, muito mais adiantado tecnologicamente. A partir da produção de eucalipto, a empresa desenvolveu processos que duplicaram a produtividade florestal, minimizaram a aplicação de defensivos agrícolas, maximizaram os fragmentos de floresta tropical nativa e os recursos de flora e fauna presentes nas áreas de preservação. Além disso, foi possível reduzir os consumos de água e energia e aumentar a geração de energia elétrica (verde) para a rede.

Empresa:: COMPANHIA DE SANEAMENTO BÁSICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Tema: Prospecção tecnológica aplicada à Sabesp

A SABESP realizou estudos de prospecção cuja metodologia pode ser aplicada em qualquer setor da economia. O estudo identificou várias oportunidades de inovação para a instituição. Dois exemplos seriam os Sistemas de Purificação de Biogás e a Remoção de Gosto e Odor resultantes de toxinas de algas. O primeiro vai contribuir na eficiência energética da empresa e na mitigação da emissão de gases que aceleram o efeito estufa. O segundo exemplo vai melhorar a qualidade da água fornecida.

Empresa: INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Tema: Programa Nacional ALMACO de Reciclagem de Compósitos

O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) viabilizou a criação de um consórcio de empresas, chamado Programa Nacional AMALCO de Reciclagem de Compósitos, para o desenvolvimento de conhecimentos em fase pré-competitiva. O projeto levantou possibilidades de uso alternativo dos resíduos da indústria de compósitos, para reduzir o passivo ambiental e os custos associados ao descarte. O estudo verificou a possibilidade de utilização de resíduos não somente na indústria de compósitos, mas em aplicações em concreto para a construção civil.

Empresa: COELCE COMPANHIA ENERGÉTICA DO CEARÁ

Tema: Case Coelce - Inspirando inovadores em ambientes tradicionais

A partir desde ano, a COELCE iniciou seu processo de construção de uma cultura colaborativa de inovação incremental, feita pelos próprios funcionários da base da pirâmide e incentivada pelo alto escalão administrativo. Foram apresentados 273 projetos piloto, testados e avaliados em cinco anos. A empresa também notou uma mudança de atitude, comportamento e visão de seus funcionários quanto ao tema inovação.

Empresa: I.SYSTEMS S.A.

Tema: Redução do consumo de gás através de controle avançado

A I.SYSTEMS criou um sistema de controle Fuzzy, com geração automática de regras. Na prática, isso significa que meses de implantação de um controle avançado sejam reduzidos para poucos dias. Uma das aplicações obteve bons resultados na empresa Ajinomoto. Obteve-se redução de 91% da instabilidade da caldeira e redução de 2,4% no consumo de gás. A pesquisa, que durou cerca de quatro anos, foi financiada pela FAPESP e pelo FINEP.

Empresa: GERA INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LTDA

Tema: Implantação de um Centro de PD&I em uma média empresa privada: do projeto inicial ao Prêmio FINEP - Case IACIT

O case apresentado pela GERA descreve a criação de um centro de pesquisa e inovação permanente dentro de uma empresa média privada. Atualmente, o centro conta com 28 pesquisadores especializados. A partir do núcleo criado, foram elaboradas dez propostas de projeto envolvendo agências de fomento federais e estaduais.

Empresa: WILIAM CESAR BENTO REGIS

Tema: Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação na consolidação da cadeia produtiva de cogumelos medicinais.

Os resultados da pesquisa de William mostram a descoberta de um potencial agente contra a Leishmaniose que é mais eficiente e menos tóxico que o atual usado em tratamentos. O especialista também descobriu um tratamento para a Malária, desenvolvido e patenteado em cotitularidade com a Universidade Federal de Minas Gerais.

Empresa: DOW QUIMICA DO BRASIL

Tema: Telhados Brancos

A Dow desenvolveu um revestimento para telhados brancos que forma uma membrana elástica e refletiva que protege coberturas de edificações contra o desgaste natural, provoca a impermeabilização da superfície e oferece resistência à chuva leve após 20 minutos de aplicação. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a empresa Hydronoth.

Empresa: FIBRIA CELULOSE S.A.

Tema: Parceria Fibria e Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo: um casamento de ideias gerando benefício mútuo e contribuições ao desenvolvimento tecnológico regional

A Fibria desenvolveu um modelo de parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo que já dura dez anos e pode ser aproveitado por outras empresas. A parceria permitiu desenvolver projetos de forma integrada e multidisciplinar, com formação de pessoas e aproveitamento das oportunidades para consolidação de um centro de excelência regional.

Empresa: E.M REPRESENTAÇÕES COMERCIAIS LTDA OK

Tema: LINHA BRANNO: tintas e revestimentos sustentável

A E.M desenvolveu um sistema de reaproveitamento de resíduos da construção civil, como mármore, quebras de garimpo e lapidação de pedras semipreciosas, para a fabricação de tintas e revestimentos. A técnica retira toneladas de detritos da construção civil. O produto começou a ser comercializado logo depois do pedido de patente em 2011. No mercado há dois anos, representa 20% do faturamento total da empresa.

Empresa: BRF

Tema: Processo integrado de inovação BRF

A BRF faz um estudo de caso em que incorporou o processo integrado de inovação em sua estrutura de desenvolvimento e pesquisa. Em parceria com institutos de ciência e tecnologia, a BRF conseguiu alinhar diversos integrantes do processo de inovação, quebrando paradigmas da forma de trabalho e da restrição de compartilhamento de informações.

Empresa: VERTI ECOTECNOLOGIAS

Tema: Aproveitamento energético de resíduos poliméricos: obtenção de combustíveis de alto poder calorífico a partir de resíduos gerados na CEMIG GT

A CEMIG, com ajuda da metodologia fornecida pela Verti Ecotecnologias, conseguiu transformar plástico e borrachas residuais em combustível por meio do craqueamento térmico. Esse processo tem sido investigado na literatura científica, mas considerado por muitos, ciência não aplicada. A companhia conseguiu produzir o combustível em escala industrial e transformá-lo em produto que gera energia elétrica com capacidade instalada entre

Empresa: FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS - FINEP E REDE DE TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO - REDETEC

Tema: A empresa FUMAJET

A MOTOFOG, produto da emresa FUMAJET, é uma motocicleta adaptada para nebulização de inseticidas contra o mosquito da dengue. O equipamento não possui um motor secundário, ele utiliza o próprio motor de uma moto 125 cilindradas para gerar compressão, energia e temperatura necessária para todo o sistema de nebulização de inseticida. O modelo já está sendo comercializado no Brasil e na África.

Empresa: CIA. INDUSTRIAL H.CARLOS SCHNEIDER

Tema: O Modelo de Gestão de Inovação do IEL/SC como propulsor de inovações em processos, produtos e negócios voltados à nanotecnologia na empresa

Por meio da implantação de um modelo de gestão inovador, a empresa conseguiu identificar novas oportunidades de produtos e negócios. Um exemplo de destaque foi o desenvolvimento de um revestimento nanocerâmico para fixadores inédito na América Latina. O novo produto oferece proteção superior aos que estão no mercado. A empresa também poderá ampliar seus serviços para outros segmentos, como refrigeradores, fogões,

Empresa: SIEMENS

Tema: New Ventures Forum - TTB

A Siemens do Brasil organizou um fórum para pesquisadores e empreendedores no início da carreira. O objetivo foi trazer ideias inovadoras para empresa, principalmente voltadas às áreas de energia e soluções em biocombustíveis. O programa rendeu bons resultados, e a Siemens deverá fechar parcerias com algumas das sete empresas envolvidas. O fórum terá uma nova edição em 2013.

Empresa: FPF TECH - FUNDAÇÃO DESEMBARGADOR PAULO FEITOZA

Tema: ActiveIris: Uma visão do futuro

A FPF Tech desenvolveu o ActiveIris, um sistema que ajuda pessoas com dificuldades de locomoção, principalmente dos membros superiores, a usar computadores por meio do mouse. O produto foi desenvolvido com a participação de portadores de necessidades especiais durante todo o processo. Uma webcam simples, em conjunto com um software, monitora a atividade facial e movimento dos olhos do usuário, permitindo o controle do periférico. O produto também faz interface com os principais sistemas móveis, como iOS, Android e Symbian.

Empresa: SAMARCO MINERAÇÃO S.A.

Tema: A inovação em prol da sustentabilidade na mineração: alguns desafios enfrentados pela Samarco

A Samarco promoveu uma série de inovações dentro da empresa que permitiram obter resultados positivos em diversas áreas, como eficiência energética, emissões atmosféricas, redução de custos e energias renováveis. Por exemplo, houve uma redução de 30% do consumo de energia elétrica após o desenvolvimento e aplicação de uma nova tecnologia de moagem conhecida como Vertimill. O consumo de água também foi reduzido, depois do dimensionamento de novos equipamentos e redesenho dos fluxos de processo de concentração.

Empresa: INSTITUTO DE TECNOLOGIA DO PARANÁ

Tema: Parque Tecnológico Virtual do Paraná

O Instituto de Tecnologia do Paraná criou o Parque Tecnológico Virtual do estado. Trata-se de uma integração dos recursos de inovação tecnológica e de empresas interessadas em uma plataforma virtual. Nela, é possível acessar serviços de gestão, interação e inteligência competitiva, promovendo a cooperação entre o setor público e privado, universidades e entidades de pesquisa. Já foram realizados cinco workshops de mobilização, nas cidades de Curitiba, Cascavel, Maringá e Londrina, com previsão para as cidades de Guarapuava, Jacarezinho e Ponta Grossa.

Empresa: ZOETIS

Tema: Vivax: Da ruptura de um paradigma à conquista do certificado de produto ambiental

A Zoetis desenvolveu, em 2007, uma vacina chamada Vivax. Ela é capaz de realizar a castração imunológica de suínos, eliminando o odor da carne identificado depois que o animal não castrado é abatido, o que inviabiliza o consumo e a comercialização. Depois de mais de cinco anos no mercado, é apresentado um estudo mostrando que a vacina contribuiu para melhorar a qualidade da carne e diminuir o consumo de alimento necessário para que o animal atinja o peso ideal para o abate.

Empresa:  WHIRLPOOL LATIN AMERICA OK

Tema: Ineditismo do Case Refrigerador customizável

A Whirlpool lançou uma linha de geladeiras Brastemp em que o cliente pode customizar a aparência do produto usando uma ferramenta online. Portas, gabinete, detalhe do puxador e serigrafias em prateleiras e portas de vidro e sorveteria estão entre os elementos customizáveis pela ferramenta na internet. Ao todo, são oito opções de cores, mais de 25 mil combinações possíveis.

Empresa: EMBRACO

Tema: Gestão da Inovação - Preparando a empresa para os desafios tecnológicos da próxima década.

A Embraco, fabricante de componentes para refrigeradores, incorporou a gestão da inovação para estabelecer um processo estruturado de planejamento de médio e longo prazo. Com isso, foi possível envolver os principais stakeholders na definição de uma estratégia e a conversão de soluções técnicas em produtos. No novo ciclo, foram empregados questionários online e videoconferências, reduzindo o tempo de execução e o número de pessoas necessárias. A empresa conseguiu também aumentar o escopo de todo o processo.

Empresa: EMBRACO

Tema: VES - Garantindo a liderança tecnológica com uma nova plataforma de compressores menores com tecnologia de capacidade variável

A Embraco, fabricante de componentes para refrigeradores, conseguiu um novo tipo de motor do compressor, que absorve a redução da altura do equipamento sem prejuízo de desempenho. Houve uma diminuição da altura do conjunto do motor, com um aumento da largura e melhor aproveitamento do enchimento interno. A empresa conseguiu substituir os modelos existentes reduzindo o consumo de material pela metade e ampliando o volume de vendas.

Empresa: WHIRLPOOL LATIN AMERICA

Tema: Lavadora Brastemp Ative! com sistema Smart & Fast: a Brastemp de sempre, mais rápida que nunca

A Whirlpool inovou ao entregar para seus clientes uma nova linha de lavadoras Brastemp com o menor ciclo de lavagem e certificação A em todos os critérios do INMETRO. Para isso, a empresa lançou mão de processos inovadores, recolhendo o conhecimento de várias áreas diferentes. As lições aprendidas poderão ser aplicadas em qualquer projeto futuro da Whirlpool.

Empresa: GRUPO FLEURY

Tema: Inovação aberta: promovendo a cultura de inovação por meio do "Programa Central de Ideias"

O Grupo Fleury criou uma ferramenta em colaboradores podem enviar ideias, por meio do Portal Corporativo. As ideias são avaliadas e selecionadas para desenvolvimento. As melhores são executadas. O processo de inovação aberta, em que as ideias transformadoras podem vir de fora da empresa, conferiu ao grupo uma melhoria do serviço na área de medicina diagnóstica.

Empresa:: I-DUTTO - SOLUÇÕES EM LOCALIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO ELETRÔNICA LTDA.

Tema: Rastreabilidade e Localização de Materiais na Cadeia de Petróleo e Gás

A I-Dutto desenvolveu um sistema de radiofrequência inovador para o rastreamento de equipamentos, ferramentas e estruturas de suporte para operações de petróleo e gás, sem a necessidade de contato físico com o mesmo. O sistema utiliza processos e dispositivos baseados na tecnologia de identificação por radiofrequência, para ambientes extremamente agressivos.

Empresa:: OXITENO S/A INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Tema: Novo sistema solvente para tintas flexográficas para impressão de embalagens flexíveis de alimentos e produtos em geral

Por meio de simulações de computador, testes de laboratório e de escala industrial, a Oxiteno desenvolveu solventes para tintas "flexográficas" com uma série de vantagens. Dentre os exemplos que se destacam são a redução da emissão de solventes para a atmosfera, a menor reposição de solvente durante a aplicação, a baixa retenção de solventes em embalagem de alimentos e a estabilidade na tinta durante a aplicação.

Empresa: ROBERT BOSCH LTDA

Tema: Novo Módulo de Fornecimento de Combustível para Mercados Emergentes

A Bosch conseguiu desenvolver um módulo de combustível para três mercados diferentes: Brasil, China e Índia, mas que não precisa sofrer nenhuma alteração de design para ser inserido nesses países. O módulo pode, inclusive, ser acoplado em motocicletas.

Empresa: ROBERT BOSCH LTDA

Tema: Novo Sistema de Partida a Frio de Motores Veiculares

A Bosch desenvolveu uma tecnologia que permite a partida do carro flex usando apenas o álcool, mesmo em dias frios, abaixo dos 15 graus célsius. Tradicionalmente, usa-se um reservatório separado com gasolina. O novo dispositivo aquece o álcool a uma temperatura suficiente para dar a partida no motor e mantê-lo em movimento.

Fonte: Acadêmica Agência de Comunicação - www.academica.jor.br

Isabella Holanda - redacao@academica.jor.br