Notícia

Agência C&T (MCTI)

Conferência apresenta relatório de avaliação sobre mudanças climáticas

Publicado em 30 agosto 2013

O conhecimento técnico-científico produzido no Brasil sobre causas, efeitos e projeções relacionadas às mudanças climáticas e seus impactos serão apresentados durante a ConClima - Conferência Nacional da Rede Clima, INCT para Mudanças Climáticas e Programa Fapesp de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG). O evento será realizado de 9 a 13 de setembro em São Paulo. 

A conferência, organizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), reúne resultados de pesquisas envolvendo cerca de 2 mil participantes dos programas e projetos envolvidos, ligados a grupos de pesquisa de instituições e universidades brasileiras e estrangeiras.

Na oportunidade será lançado oficialmente o 1º Relatório de Avaliação Nacional sobre Mudanças Climáticas, produzido pelo Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC). O painel, estabelecido pelo governo federal nos moldes do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês), tem como objetivo fornecer avaliações científicas sobre as mudanças no clima, incluindo os impactos, vulnerabilidades e ações de adaptação e mitigação.

Os relatórios do PBMC sintetizam e sistematizam os estudos produzidos por diversas comunidades científicas que trabalham na área ambiental. Esse trabalho visa subsidiar o processo de formulação de políticas públicas e tomada de decisão para o enfrentamento dos desafios representados pelas mudanças, servindo também como fonte de informações de referência para a sociedade.

Texto: Ascom do Inpe