Notícia

Programa Brasileiro GHG Protocol

Conferência apresenta dados sobre mudanças climáticas no Brasil

Publicado em 27 setembro 2016

Acontece entre amanhã (28) e sexta-feira (30), em São Paulo, a Conferência Internacional do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC).  O evento apresentará os resultados finais de pesquisas que começaram em 2009.

Por meio de seminários, debates e exposição de pôsteres, pesquisadores e estudantes discutirão as perspectivas nas áreas de conhecimento abordadas pelo instituto.  Para integrar os trabalhos durante o último ano do INCT-MC foram definidos 13 temas integradores, entre eles: biodiversidade, desastres naturais, gases de efeito estufa, Amazônia e REDD.

A conferência será aberta pela ex-ministra do Meio Ambiente e conselheira honorária do IPAM, Marina Silva.  Na sexta-feira (30), o pesquisador sênior do instituto, Paulo Moutinho, será responsável por apresentar dados sobre Amazônia.

O INCT-MC é uma rede de pesquisas interdisciplinares em mudanças climáticas que está em atividade há mais de seis anos e já disseminou os resultados obtidos em mais de 850 artigos científicos.  O IPAM é a única instituição do terceiro setor a integrar o comitê científico do instituto.

O evento é organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), com apoio institucional da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

IPAM - Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia