Na sexta-feira, 19/11, foi realizada na Embaixada da Itália em Brasília, a assinatura do primeiro Programa Executivo de Cooperação Científica e Tecnológica com nove projetos de pesquisa entre o Brasil e a Itália, no contexto do Memorando de Entendimento para cooperação em Ciência & Tecnologia, entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e o Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália (MAECI).
O Programa vai apoiar nove projetos de pesquisa aprovados na Chamada CONFAP & MAECI, que serão realizados em conjunto por pesquisadores brasileiros e italianos, nas áreas de inteligência artificial, ciências básicas, doenças transmissíveis, geração de energia a partir de fontes renováveis, nutrição e doenças metabólicas, agricultura de precisão, ciências espaciais, produção sustentável e uso de minerais estratégicos.
Os projetos de pesquisa aprovados pela Chamada CONFAP & MAECI serão co-financiados pelo MAECI e pelas oito Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) vinculadas ao CONFAP envolvidas nos projetos aprovados. São elas: FAPESC (Santa Catarina), FACEPE (Pernambuco), FAPEAM (Amazonas), FAPERJ (Rio de Janeiro), FAPEMIG (Minas Gerais), FUNDECT (Mato Grosso do Sul), FAPDF (Distrito Federal) e FAPESP (São Paulo).
O documento foi assinado pelo presidente do CONFAP, Odir Dellagostin, e pelo embaixador da Itália em Brasília, Francesco Azzarello. Participaram também da reunião de assinatura, Elisa Natola, Assessora do CONFAP para Cooperação Internacional, e Fábio Naro, Adido Científico do MAECI.
Clique aqui e confira os nove projetos que serão co-financiados pela chamada CONFAP & MAECI.
SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS: