Notícia

Confap - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa

Confap desenvolve atividades com a Finep, no Rio

Publicado em 20 junho 2017

A presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Maria Zaira Turchi, e representantes de Fundações de várias regiões participaram nesta segunda e terça-feira, dias 19 e 20 de junho, de uma série de atividades no Rio de Janeiro (RJ), relacionados às atividades da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em especial às comemorações de seus 50 anos. Durante o período em que esteve no Rio, a presidente do Confap também tomou posse para compor o Conselho Consultivo da entidade.

Training Camp

Na segunda-feira, dia 19, foram abertas as atividades do Training Camp do projeto Incobra (Increasing International Science, Technology and Innovation Cooperation between Brazil and the European Union), realizado na sede da Finep. O treinamento reuniu presidentes e representantes das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) e de entidades de fomento, como a Finep e agências locais, para debater e construir propostas de cooperação entre órgãos brasileiros e da União Europeia, sobretudo de ações conjuntas para inovação e ações de pesquisa no meio empresarial. Estiveram presentes representantes de doze Fundações: Amapá (Fapeap), Maranhão (Fapema), Pernambuco (Facepe), Alagoas (Fapeal), Goiás (Fapeg), Distrito Federal (FAPDF), Minas Gerais (Fapemig), Espírito Santo (Fapes), Rio de Janeiro (Faperj), São Paulo (Fapesp), Paraná (Fundação Araucária) e Rio Grande do Sul (Fapergs).

Durante o Training Camp, que se estende até a quarta-feira, 21 de junho, estão sendo apresentados cases de interação entre indústrias e pesquisadores, tanto do lado brasileiro, quanto do lado europeu, além de exercícios para o aprimoramento do trabalho entre as diversas entidades que compõem o consórcio. Participaram das atividades organizações empresariais e de pesquisa como Natura, Grupo Moura, Fundação Certi e Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), além de convidados do lado europeu, como o Taftie, BPI France (França), ANI (Portugal), Swissnex (Suíça), FFG (Áustria) e Itália.

Solenidade de 50 anos da Finep

No final da tarde do dia 19, a presidente do Confap, Maria Zaira Turchi, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Gargioni, também participaram da solenidade em comemoração aos 50 anos da Finep, no Museu do Amanhã. Durante o evento, foram homenageadas pessoas e instituições que participaram efetivamente da história da instituição. Gargioni, que foi presidente do Confap na gestão anterior, foi homenageado em razão de seu trabalho desenvolvido à frente do Conselho no período.

Durante o evento, ainda foram assinados convênios referentes a três chamadas da Finep: Apoio Institucional; Centros Nacionais Multiusuários (com o apoio das Fundações de Amparo à Pesquisa – FAPs); e CT-Infra. Ao todo, foram aprovados 171 projetos nesses editais, totalizando R$ 410,5 milhões.

Posse no Conselho Consultivo

Na terça-feira, dia 20 de junho, foi realizada ainda a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da Finep. Zaira Turchi tomou posse, na ocasião, para compor o Conselho, que atua no assessoramento estratégico do Conselho de Administração do órgão. Além do Confap, fazem parte do Conselho ministérios, agências federais, órgãos públicos de fiscalização, entidades organizadas de ciência e tecnologia, entidades patronais e sindicais.

A reunião foi pautada por ações operacionais, sobre o planejamento estratégico da Finep, FNDCT, comemorações do aniversário de 50 anos e, ainda, sobre ações e resultados de grupos de trabalho das áreas de Petróleo e Gás e de Câmaras Técnicas Setoriais

Coordenadoria de Comunicação Social do Confap.