Notícia

Traço de Ciência

Conexões dinâmicas

Publicado em 03 julho 2020

Por Equipe de Difusão do NeuroMat

*Por Fernanda Volchan Cruz

“Conexões dinâmicas” foi um vídeo produzido em 2014 ligado a uma reportagem publicada na Revista Pesquisa Fapesp com a proposta de divulgar as pesquisas feitas dentro do centro de pesquisa. No vídeo, a neurocientista Cláudia Vargas e o diretor do NeuroMat Antonio Galves explicam um experimento onde os voluntários assistiam a vídeos animados enquanto um aparelho de eletroencefalografia registrava a atividade elétrica do cérebro.

Os vídeos possuem alguns segundos de duração, cada sequência de imagens mostrava 10 pequenos círculos brancos se deslocando sobre um fundo preto. Em uma delas, o movimento dos círculos formava figuras que lembram uma pessoa caminhando – os círculos brancos, na realidade, marcavam as articulações das pernas, dos braços e do tronco de alguém filmado enquanto andava. Na outra, os círculos se moviam de maneira embaralhada.

O experimento buscava descobrir se o processamento cerebral das duas imagens diferia significativamente. Para a análise foram utilizadas ferramentas de uma área da matemática conhecida como teoria dos grafos e permitiu começar a observar como diferentes áreas do cérebro interagem nas duas situações do teste: ao assistir ao filme que representava o movimento biológico (pessoa caminhando) e ao ver a animação do movimento não biológico (círculos embaralhados).

Como realizadora de um projeto que pretende explorar como o audiovisual pode ser utilizado na divulgação dos processos científicos, eu considero este vídeo de enorme importância para a minha pesquisa.Saiba mais: https://revistapesquisa.fapesp.br/conexoes-dinamicas/