Notícia

Jornal Pequeno online

Conexão Pop

Publicado em 18 fevereiro 2012

Fatos do dia 18 de fevereiro

1564

Morreu aos 88 anos Michelangelo, um dos maiores gênios da Arte. Entre suas obras, estão as esculturas de David e da Pietá e os afrescos da Capela Sistina.

1637

Os holandeses foram derrotados por brasileiros e portugueses na Batalha de Porto Calvo, no Nordeste.

1808

Inaugurada a primeira escola médica do Brasil - a Escola de Cirurgia da Bahia, atual Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia.

1827

Tropas brasileiras enfrentaram argentinos e uruguaios na Batalha do Passo do Rosário, a maior batalha campal da Guerra Cisplatina.

1929

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os vencedores de seu 1.º Academy Awards (o prêmio só ganhou o nome de Oscar anos depois). O primeiro vencedor na categoria de melhor filme foi Asas.

1930

O astrônomo Clyde Tombaugh confirmou a existência do planeta Plutão, do observatório Lowell, no Arizona (EUA).

1950

Lucille Ball, comediante americana, assinou um contrato de 8 milhões de dólares para protagonizar o seriado de TV I love Lucy.

1967

Morreu, aos 62 anos, o físico J. Robert Oppenheimer, um dos criadores da bomba atômica.

1974

Foram criados o Parque Nacional da Amazônia, com um milhão de hectares, e a Floresta Nacional de Tapajós, com 600 mil hectares.

1986

Leandro Batista dos Santos, de 2 anos, passou por um transplante de fígado, primeira cirurgia desse tipo feita no Brasil.

2000

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estados de São Paulo (Fapesp) anunciou o sequenciamento genético completo, pela primeira vez no mundo, de uma bactéria de praga agrícola, a Xylella fastidiosa, que ataca plantações de frutas cítricas.