Notícia

Planeta Sustentável

Concurso Green Talents premia jovens pesquisadores

Publicado em 14 julho 2011

Agência Fapesp

A terceira edição do concurso Green Talents - Fórum Internacional para Grandes Talentos em Desenvolvimento Sustentável, promovido pelo Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF), tem inscrições abertas até o dia 29 de julho.

O concurso premiará 20 jovens cientistas de todo o mundo que busquem soluções para questões relacionadas à pesquisa de sustentabilidade. Os ganhadores terão a oportunidade de conhecer e trocar opiniões com os principais especialistas atuais no campo da sustentabilidade, na Alemanha.

O principal critério de seleção é a contribuição efetiva da investigação do candidato a desafios globais, tais como as alterações climáticas, os recursos energéticos em declínio e a poluição ambiental.

Os vencedores do concurso participarão de um fórum científico internacional de dez dias, no terceiro trimestre de 2011. Fazendo um tour pela Alemanha, os candidatos selecionados visitarão universidades, instituições de pesquisa e empresas de destaque no desenvolvimento sustentável.

Os participantes também recolherão informações específicas sobre atividades de pesquisa no local e conhecerão oportunidades de parcerias. O fórum incluirá também reuniões individuais com especialistas, bem como eventos culturais. A cerimônia de premiação está prevista para ser realizada no Parlamento Alemão, em Berlim.

Em 2012, os vencedores do Green Talents serão convidados a retornar à Alemanha para uma estadia de pesquisa adicional (até três meses). Tanto o fórum quanto a estadia de pesquisa serão inteiramente financiados pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa.