Notícia

Portal Brasil

Concurso de vídeo Minuto Científico prorroga inscrições

Publicado em 18 março 2011

Foram prorrogadas as inscrições para o Concurso Latinoamericano e Caribenho de Vídeo Minuto Científico, organizado pelo Museu Exploratório de Ciências (MC), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Com as novas datas, os interessados têm até 8 de abril para realizar o pagamento da taxa de inscrição, e até o dia 11 para enviar os trabalhos. Os autores que já enviaram os links das produções podem também retornar ao sistema, caso queiram realizar alterações ou mesmo enviar nova proposta.

Com o tema "Transformação", o concurso tem como objetivo estimular divulgação e difusão da pesquisa científica. Podem participar iniciativas individuais ou de institucionais diversas, tais como, escolas, universidades, museus de ciência e tecnologia, sites, ONGs, centros culturais, empresas de base científica e tecnológica, entre outros.

São duas categorias de participação: Jovem, para participantes com até 18 anos de idade, e Adulta. Os vídeos com duração entre um e dois minutos, deverão ser inscritos em apenas uma, das três grandes áreas do conhecimento: ciências humanas e sociais, exatas e tecnológicas e biológicas. Para cada vídeo submetido, o participante deverá encaminhar um resumo de até 250 palavras, link da produção no Youtube, declaração de posse e cessão de direitos autorais e ficha técnica da obra.

Os interessados podem inscrever quantos trabalhos desejar, sendo necessário efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de 10 dólares americanos (ou o seu correspondente em reais), para cada produção inscrita.

Ao todo, o Minuto Científico terá seis vencedores. Os trabalhos serão premiados nas duas categorias e em cada uma das áreas de conhecimento. Para cada obra vencedora, será oferecido prêmio no valor de 500 dólares. Além disso, os vídeos premiados têm garantida a sua exibição nos portais da Revista Fapesp Online, da 17ª Mostra Ver Ciências, do Museu Exploratório de Ciências, do Portal do Professor do Ministério da Educação e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.