Para participar do concurso culinário do palmito juçara, que tem inscrição gratuita, é necessário enviar uma receita doce ou salgada elaborada com o fruto da palmeira com foto do prato.
As receitas serão avaliadas por um júri formado por chefs e convidados e serão enquadradas em quatro categorias: profissional, merendeira, amador e membro de comunidade tradicional. Os finalistas serão divulgados em outubro, e os quatro vencedores serão anunciados na Semana da Mesa SP.
O concurso faz parte do Programa “Palmito Legal” que visa evitar a retirada ilegal do palmito juçara, espécie nativa da Mata Atlântica que está incluída na Lista Vermelha das espécies da flora do Brasil sob risco de extinção.
A Palmeira Juçara demora de 8 a 12 anos para produzir um palmito de qualidade e possui um único tronco, assim, ao se extrair o palmito, não há possibilidade de novas rebrotas e a planta acaba morrendo.
A retirada predatória de palmito juçara prejudica também, a manutenção das espécies, pois a produção e dispersão de suas sementes ficam comprometidas. A Palmeira Juçara tem grande importância para a fauna nativa, pois seus frutos e sementes servem de alimento para diversas espécies de aves e de mamíferos.
Desta forma, o concurso, ao estimular o uso do fruto na culinária, visa difundir usos mais sustentáveis à Palmeira Juçara e alertar o consumidor para a importância do consumo do palmito legalizado.
Se você tem uma boa receita ou tem criatividade para desenvolver um bom prato com o fruto da Jussara, não perca esta oportunidade. As inscrições vão até 05 de setembro de 2018!
Maiores informações e inscrições podem ser obtidas no seguinte link: http://www.ambiente.sp.gov.br/palmitolegal/concurso-de-culinaria/
Adaptado de: Agência FAPESP e Secretaria do Meio Ambiente São Paulo