Você consegue explicar um conceito científico para o público em geral em apenas três minutos? Então, o FameLab é perfeito para você! Lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, no Reino Unido, o FameLab tem como objetivos promover a aproximação entre cientistas e público em geral e incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação entre pesquisadores. As inscrições estão abertas até 28 de fevereiro.
Em 2018, a competição acontece pela terceira vez no Brasil, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o CNPq, a Confap, a Fapesp e o Museu do Amanhã.
As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, por formulário online. Na ficha de inscrição, além de seus dados pessoais, o candidato deve fazer o upload de um vídeo com uma apresentação oral em Português de um tópico de ciência e/ou tecnologia, seguido da respectiva versão em Inglês.
Poderão se inscrever Bolsistas de Mestrado (stricto sensu), Doutorado, Doutorado Direto e Pós-Doutorado, com bolsa vigente até o dia 30 de junho de 2018 ou data posterior, nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias e que sejam fluentes em Português e Inglês, das seguintes agências: CNPq; FAPESP; FAPEG (Goiás), FAPEMA (Maranhão), FAPEMIG (Minas Gerais), FAPES (Espírito Santo), FAPESB (Bahia), FAPESC (Santa Catarina), FAPITEC (Sergipe) e Fundação Araucária (Paraná).
Também poderão se inscrever no concurso, como não bolsistas, pessoas com idade mínima de 21 anos, sem limite máximo, e fluentes em Português e Inglês que se enquadrem nos requisitos abaixo:
- Brasileiros (residindo no Brasil ou não) com Mestrado (stricto sensu), Doutorado, Pós-doutorado e Livre-docente, em andamento ou concluído(s), nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias em uma Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira reconhecida pelo MEC;
- Estrangeiros que estejam devidamente matriculados e cursando Mestrado (stricto sensu), Doutorado, Pós-doutorado ou Livre-docência nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias em uma Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira reconhecida pelo MEC.
Saiba mais em: https://www.britishcouncil.org.br/famelab
Fonte: FameLab