Notícia

UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Concurso de divulgação científica está com inscrições abertas até dia 28

Publicado em 15 fevereiro 2018

Por Eduarda Rosa

Você consegue explicar um conceito científico para o público em geral em apenas três minutos? Então, o FameLab é perfeito para você! Lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, no Reino Unido, o FameLab tem como objetivos promover a aproximação entre cientistas e público em geral e incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação entre pesquisadores. As inscrições estão abertas até 28 de fevereiro.

Em 2018, a competição acontece pela terceira vez no Brasil, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o CNPq, a Confap, a Fapesp e o Museu do Amanhã.

As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, por formulário online. Na ficha de inscrição, além de seus dados pessoais, o candidato deve fazer o upload de um vídeo com uma apresentação oral em Português de um tópico de ciência e/ou tecnologia, seguido da respectiva versão em Inglês.

Poderão se inscrever Bolsistas de Mestrado (stricto sensu), Doutorado, Doutorado Direto e Pós-Doutorado, com bolsa vigente até o dia 30 de junho de 2018 ou data posterior, nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias e que sejam fluentes em Português e Inglês, das seguintes agências: CNPq; FAPESP; FAPEG (Goiás), FAPEMA (Maranhão), FAPEMIG (Minas Gerais), FAPES (Espírito Santo), FAPESB (Bahia), FAPESC (Santa Catarina), FAPITEC (Sergipe) e Fundação Araucária (Paraná).

Também poderão se inscrever no concurso, como não bolsistas, pessoas com idade mínima de 21 anos, sem limite máximo, e fluentes em Português e Inglês que se enquadrem nos requisitos abaixo:

  • Brasileiros (residindo no Brasil ou não) com Mestrado (stricto sensu), Doutorado, Pós-doutorado e Livre-docente, em andamento ou concluído(s), nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias em uma Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira reconhecida pelo MEC;
  • Estrangeiros que estejam devidamente matriculados e cursando Mestrado (stricto sensu), Doutorado, Pós-doutorado ou Livre-docência nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias em uma Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira reconhecida pelo MEC.

Saiba mais em: https://www.britishcouncil.org.br/famelab

Fonte: FameLab