Grupos de até cinco alunos deverão gravar vídeos que propõem soluções para resolver problemas dos locais em que vivem: inscrições vão até o dia 20 de setembro
Com o objetivo de estimular a divulgação científica e mostrar como a ciência está presente no dia a dia, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Fundação Roberto Marinho vão lançar nesta quarta-feira, 14 de agosto, o concurso Ciência para Todos.
O projeto é voltado para estudantes do Ensino Médio da rede pública de São Paulo, que deverão fazer um vídeo de até sete minutos apresentando um problema do local em que vivem e explicando qual seria o passo a passo de uma possível solução. Cada grupo pode ser formado com até cinco estudantes e um professor/tutor.
Os trabalhos devem contemplar o tema ‘Natureza e Sociedade’, que incluem questões como o meio ambiente e fenômenos naturais, assim como a relação das pessoas com o meio em que vivem (urbano ou rural) e a relação entre indivíduos.
As cinco melhores produções serão exibidas no canal Futura e os ganhadores vão visitar Centros de Pesquisa indicados pela FAPESP, onde apresentarão seus trabalhos para cientistas e pesquisadores.
As inscrições vão de 14 de agosto até às 18 horas do dia 20 de setembro de 2019, com os vídeos podendo ser enviados até o dia 31 de outubro deste ano. A divulgação dos vencedores será em 14 de novembro. Veja o regulamento e faça a sua inscrição em https://prosas.com.br/editais.
Além do concurso, o projeto contará com a série documental Ciência para Todos, que será exibida no canal Futura a partir do dia 19, às 20h30. A produção, que tem 52 episódios, apresenta pesquisadores que realizam trabalhos de impacto na sociedade, como pesquisas sobre temas como zyka, Parkinson, depressão em idosos, entre outros.
No episódio de estreia, o programa mostrará como o espectrógrafo do telescópio Subaru será um importante instrumento para novas descobertas no Universo. Os episódios da série também ficarão disponíveis em futuraplay.org.