Notícia

A Voz de Santa Quitéria

Conceitos da filósofa Judith Butler são discutidos em curso de férias na FESPSP

Publicado em 03 janeiro 2018

São Paulo, SP 03/01/2018 - A obra da filósofa norte-americana Judith Butler é indispensável para a compreensão das relações na modernidade, ao pensar gênero como um instrumento para a produção de uma teoria de ação política. No curso de extensão Introdução à Judith Butler: performatividade e políticas da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), com início em 29 de janeiro de 2018, o aluno será introduzido de maneira aprofundada à alguns conceitos chave da autora.

“Será possível compreender, a partir do percurso teórico, algumas formas de poder e de desigualdade que são socialmente produzidas, e que acabam por tornarem-se referências na configuração das políticas sociais, causando conflitos, intolerância e uma espécie de ética legitimadora de discursos e práticas violentas”, conta a professora Jacqueline Moraes Teixeira, docente do curso.

As aulas, que acontecerão de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, das 19h às 22h30, abordarão conceitos como performatividade, visibilidade, violência e precariedade, para pensar os processos de subjetivação dos corpos, a dimensão públicas das subjetividades, o Estado moderno e os movimentos sociais. “De modo geral, propomos oferecer, a partir da leitura dirigida de alguns textos de Butler, um conjunto de instrumentos analíticos para a apreensão dos fenômenos políticos atuais”, explica a docente.

As aulas são voltadas a estudantes de humanidades, gestores públicos, privados e do terceiro setor, professores e interessados em geral. Voltado, também, a professores das diversas áreas de saber e níveis de ensino. Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo e-mail extensao@fespsp.org.br.

Cursos de férias

A FESPSP está com uma programação especial nos cursos de extensão para o mês de janeiro. Confira aqui a programação e mais informações sobre os cursos de férias 2018.

Serviço

Curso de Extensão – Introdução à Judith Butler: performatividade e políticas

Local: Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo - SP

Período: 29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2018.

Horário: Segunda a sexta, das 19h às 22h30.

Carga Horária: 20 horas

Docente: Profa. Ma. Jaqueline Moraes Teixeira

Sobre Jacqueline Moraes Teixeira

É doutoranda em Antropologia Social na Universidade de São Paulo (USP) onde obteve o título de mestre em Antropologia, tendo sido financiada pela Fapesp. Possui graduação em Ciências Sociais (USP) e graduação em Teologia (Faculdade Batista e Universidade Presbiteriana Mackenzie). Participa do grupo de estudos sobre Antropologia, Religião e Política tendo como tema de pesquisa a relação entre direitos reprodutivos e igrejas de tradição neopentecostal. É pesquisadora vinculada ao NAU-USP tendo como temática específica a religiosidade no contexto urbano, e ao Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, onde desenvolve pesquisas sobre educação, religiões e gênero. Tem experiência na área de Antropologia, Antropologia da Religião e Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Religião, Gênero e Movimentos Sociais.

Fonte: DINO - Divulgador de Notícias