Notícia

Paraná online

Conceito de ônibus inteligente possui GPS, 3G e muito mais

Publicado em 26 agosto 2010

O projeto de transportes coletivos com informações ao usuário foi desenvolvido com apoio da FAPESP, e é baseado num sistema europeu, onde os ônibus são equipados com computadores completos. Porém, como cada ônibus custa R$ 17.000, os brasileiros da empresa Transdata Smart criaram uma alternativa mais barata.

"A solução para o Brasil foi optar por um conjunto mais enxuto: um hardware dedicado que usa uma plataforma utilizada em aparelhos de celular do tipo smartphone e dispõe de entradas para dispositivos de memória sólida, que pode ser do tipo USB, chip ou cartão... O equipamento também pode contar com tecnologia de comunicação 3G, o que permitiria atualização de conteúdo em tempo real, e GPS para acompanhar o trajeto do veículo."

Essa plataforma provavelmente é open-source, e pode ser de qualquer sistema operacional. Com todo o equipamento e uma tela LCD, o smart-ônibus poderá mostrar locais turísticos, notícias, previsão do tempo em tempo real, e poderá enviar a localização do coletivo para seu computador e smartphone. A conectividade também ajudaria em casos de problemas no trânsito, como acidentes e congestionamentos, ou aaté mesmo assaltos.

O equipamento teria um custo estimado de R$ 5.000 por ônibus, menos de um terço do preço pelo sistema europeu. O projeto do sistema já foi realizado com sucesso e agora só basta montar um protótipo e testá-lo nas ruas.

Fonte: PDAMagazine