Notícia

Jornal da Cidade (Governador Valadares, MG) online

Comunidade científica mineira celebra trabalho pioneiro de vacinação (89 notícias)

Publicado em 15 de maio de 2025

CT Vacinas da UFMG, responsável pelo primeiro imunizante 100% brasileiro, avança para se transformar em Centro Nacional de Vacinas.

Participantes de audiência pública, nesta quinta-feira (15/5/25), destacaram o pioneirismo do trabalho realizado pelo Centro de Tecnologia de Vacinas CT Vacinas ) da UFMG. Como forma de prestar contas para a sociedade, pesquisadores mineiros celebraram os resultados de investimentos em infraestrutura e pessoal.

Avançando para se transformar em Centro Nacional de Vacinas CN Vacinas ), o grupo conta com recursos privados e públicos em âmbito federal e estadual. No espaço previsto para ser concluído em 2027 junto ao Parque Tecnológico de Belo Horizonte , o BH-TEC , serão realizadas todas as fases do desenvolvimento de imunizantes.

Criado em 2016, o CT Vacinas resultou de parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais UFMG ), o Instituto René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz Fiocruz-Minas ) e o BH-TEC. O centro de pesquisas em biotecnologia foi responsável por produzir a primeira vacina desenvolvida 100% no Brasil – o imunizante contra a Covid-19 SpiN-TEC

Pesquisadora e subcoordenadora do CT Vacinas, Santuza Maria Teixeira recordou que os trabalhos começaram há 20 anos, com pesquisadores atuando com foco em doenças como leishmaniose dengue e hepatites . Por atender a normas rigorosas de padrão internacional, o Centro obteve certificado de boas práticas laboratoriais.

Ela comparou o Centro a uma ponte entre academia e mercado. “Contamos com uma equipe de pessoas visionárias”, reconheceu a pesquisadora e integrante do Comitê Gestor do CT Vacinas, Ana Paula Fernandes.

A audiência foi realizada por requerimento da deputada Beatriz Cerqueira (PT), presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). De acordo com ela, o trabalho legislativo em geral envolve a escuta de demandas sociais e a fiscalização dos demais Poderes.

“Mas há momentos em que podemos celebrar pautas positivas e esse encontro é para isso”, ressaltou. Conforme a deputada, o CT Vacinas simboliza a importância de um centro público voltado para as necessidades da população.

De acordo com a parlamentar, “o desenvolvimento de ciência e tecnologia é um debate estratégico no mundo de hoje”.

Soberania nacional e agilidade para enfrentar emergências

Por sua vez, o chefe de gabinete da Reitoria da UFMG, Rui Neves, enalteceu: “Estamos aqui falando da nossa independência para construir soluções de problemas que são nossos”.

Professor e membro da Academia Brasileira de Ciências, Marcelo Marcos Morales atuava como secretário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em dezembro de 2021, quando o convênio para a ampliação do Centro foi assinado. Ele lembrou as estratégias para enfrentamento da pandemia no Brasil.

“Ninguém acreditava que o País pudesse desenvolver uma vacina do começo ao fim e isso aconteceu. O CT Vacinas desempenhou um grande papel no fortalecimento da soberania nacional”, explicou.

A equipe mineira, segundo ele, demonstrou capacidade de implementar todas as etapas, como a produção de insumos e ensaios clínicos. “O CT Vacinas é exemplo do Brasil que dá certo e salva vidas”, destacou.

Conforme o pesquisador e coordenador do CT Vacinas, Ricardo Gazzinelli, a audiência foi um momento de prestação de contas. Ele salientou que a equipe conta com 90 pesquisadores premiados por diferentes instituições. “Temos muita competência nas nossas universidades”, afirmou.

Ao explicar os custos para enfrentar as ameaças sanitárias, disse que a infraestrutura ampliada continuará precisando de recursos para ser mantida. Como encaminhamento, a deputada Beatriz anunciou uma visita técnica ao BH-TEC e um encontro para debater a presença de mulheres na ciência.

Também presente na audiência, o deputado Leleco Pimentel (PT) lembrou as constantes demandas pela preservação da vida, em Minas Gerais, e parabenizou o trabalho do CT Vacinas.

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais