Notícia

A Folha (São Carlos, SP)

Comunicação em saúde

Publicado em 25 novembro 2006

Agência FAPESP

A Revista de Saúde Pública (RSP), da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), comemora 40 anos com uma edição especial sobre o tema "Produção e divulgação do conhecimento científico em saúde pública". A partir de artigos de editores e especialistas, a publicação faz um balanço da produção nacional nesse campo do conhecimento.

Os 18 artigos que compõem a edição foram divididos em três partes: "Panorama geral da produção da ciência e questões relativas à publicação científica", "Balanço da produção nacional nas diferentes áreas disciplinares e temáticas da saúde pública" e "Avaliação da Revista de Saúde Pública a partir de indicadores cientométricos".

Pesquisa em saúde no Brasil: contexto e desafios, Dilemas éticos na publicação científica: dificuldades e soluções para editores, Qualidade de artigos científicos, Publicações científicas e as relações Norte-Sul: racismo editorial? e Impacto da internet no fluxo da comunicação científica em saúde são alguns dos artigos da primeira parte, que abordam aspectos particulares da divulgação do conhecimento e interessam tanto a editores quanto a autores de artigos científicos.

Na segunda parte, apresenta-se o cenário atual da produção científica brasileira em diferentes campos disciplinares e temáticos da saúde coletiva. O amplo painel fornecido pelos artigos mostra a diversificação da produção científica nacional no setor. Especialistas abordam epidemiologia, política, planejamento e gestão em saúde, além de áreas temáticas relevantes para a saúde coletiva, como nutrição, saúde mental, saúde do trabalhador, violência em saúde, gênero e saúde.

A trajetória das ciências sociais em saúde na América Latina: revisão da produção científica, Crescimento e tendência da produção científica em epidemiologia no Brasil, Produção científica em nutrição e percepção pública da fome e alimentação no Brasil e Violência e saúde: estudos científicos recentes são alguns dos artigos.

A terceira parte da edição especial corresponde ao artigo Revista de Saúde Pública: quarenta anos da produção científica no Brasil, de Júlio Cesar Rodrigues Pereira, professor de pós-graduação do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP.

Segundo Rodrigues Pereira, a RSP é a única na área da saúde pública no Brasil indexada pela ISI/Thomson Scientific e exibe crescimento geométrico de publicações e citações, cujas taxas anuais são de 4,4% e 12,7%, respectivamente.

Mais informações: www.fsp.usp.br/rsp.