A divulgação científica tem um peso importante em nossa sociedade. A difusão de resultados de pesquisa, a organização de eventos com intuito de apresentar e debater assuntos relacionados à ciência, e a publicação de livros e periódicos sobre temas ligados a área têm a característica de estimular a sociedade na busca de seu próprio desenvolvimento.
Ainda no campo da divulgação científica, uma outra atividade tem crescido de forma consistente. Trata-se da formação por empresas, entidades e institutos, sejam elas privadas ou públicas, de veículos de comunicação em sua maioria no ambiente web especializados em informações científicas e tecnológicas. O detalhe importante é que esta atividade está sendo coordenada por gestores de comunicação, profissionais especializados em transmitir informação para formadores de opinião, sociedade organizada e o público em geral.
O principal ponto positivo disso está no fato de que as empresas e entidades passam a assumir efetivamente, com profissionais preparados para isso, uma das tarefas essenciais para a existência da área: a divulgação científica E extremamente importante para aqueles que convivem com pesquisas que suas idéias sejam difundidas abertamente ou que tenham fácil acesso público.
É importante acrescentar que os veículos de massa continuam sendo a ponta de lança na difusão do conhecimento adquirido pela ciência. É inegável o papel e o poder deles nessa direção. Entretanto, iniciativas próprias de divulgação da ciência e tecnologia são uma forma de democratizar as conquistas nesta área sem tanta dependência direta dos meios de comunicação de massa
Augusto Diniz é jornalista, pós-graduando em jornalismo científico pela Unitau e bolsista da Fapesp
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