Notícia

Autismo e Realidade

Comportamento autista é tema de escola internacional no Brasil

Publicado em 03 novembro 2011

De 9 a 13 de Janeiro de 2012, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) receberá estudantes e pesquisadores de todo o mundo para a Escola São Paulo de Ciência Avançada: Avanços na Pesquisa e no Tratamento do Comportamento Autista (ESPCA Autismo).

Com foco nas áreas de genética, medicina molecular e análise comportamental, a ESPCA reunirá 65 estudantes e mais de 30 cientistas em workshops, sessões de pôsteres e apresentações orais para discutir a pesquisa em autismo, uma deficiência no desenvolvimento que afeta a habilidade do indivíduo em se comunicar e interagir com os outros. Os estudantes foram selecionados a partir de critérios que incluíram avaliação de pesquisa e cartas de recomendação.

Estudos conduzidos nos últimos anos indicam um aumento do número de casos de autismo no mundo, destoando da antiga concepção de que se tratava de uma doença rara. No Brasil, ainda não há dados oficiais, mas vários pesquisadores já têm se dedicado ao assunto, embora a UFSCar seja hoje a única instituição no país que conta com um programa de pós-graduação voltado exclusivamente à educação especial, na qual se insere o autismo.

Segundo o organizador do encontro, professor Celso Goyos, do Departamento de Psicologia da UFSCar, uma das propostas das escolas avançadas promovidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) é apoiar áreas que precisam desse tipo de crescimento. "No Brasil, a área de autismo tem excelentes pesquisadores, mas que atuam isoladamente", explica o professor.

Serviço

A sessão de abertura da ESPCA Autismo será realizada na UFSCar e é aberta ao público. Para as demais apresentações, é possível solicitar inscrição, sujeita a limite de vagas, pelo e-mail espca.autism@gmail.com. Entre os palestrantes estão os professores Brian Iwata, da Universidade da Flórida, e Douglas Greer, da Columbia University, especialistas em análise do comportamento autista. A programação completa da ESPCA Autismo está no site www.lahmiei.ufscar.br/espca.