Notícia

Esteta

Complex Systems - From the Foundations to Sustainability

Publicado em 13 fevereiro 2014

O pesquisadorJan-Michael Rost, do InstitutoMax Planck para Física dos SistemasComplexos, de Dresden, na Alemanha, Elbert Macau, doInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Marcus Aguiar, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) participam na quinta-feira (13/02) da mesa-redonda "Complex Systems - From the Foundations to Sustainability", promovida pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação de São Paulo (DWIH-SP) e pela Sociedade Max Planck.

Rost estudou Física e Filosofia em Munique e em Freiburg, ondeobteve seu PhD em Física trabalhando em estados quânticos altamente excitados de sistemas de três corpos e sua contrapartida clássica caótica. Com seu grupo no Instituto Max Planck, tem se interessado por fenômenos dinâmicos na fronteira entre afísica quântica e a clássica. Os sistemas complexos estudados vão desde a interação entre luz e matéria em gases de Rydberg ultrafrios até átomos,moléculas e clusters excitados por pulsos de laser intensos ultracurtos comfrequências do infravermelho próximo até o regime de raios X.

Aguiar trabalha com sistemas complexos aplicados à Biologia, com ênfase em processos de especiação. Uma de suas principais contribuições éa demonstração de que novas espécies podem se originar mesmo sem seleção natural, desde que a população seja espacialmente extensa e que a reprodução ocorra entre indivíduos próximos.

Macau, que será o moderador da mesa, tem sua pesquisa direcionada ao desenvolvimento de métodos que exploram oportunisticamente o comportamento não-linearpresente nos sistemas complexos para controlar a dinâmica desses sistemas.

Para participar do encontro, que ocorre às 16 horas e integra a temporada "Alemanha+Brasil -- Quando ideias se encontram", é necessário fazer inscrição.

A mesa-redonda terá tradução simultânea e ocorrerá no Pergamon Hotel, que fica na Rua Frei Caneca, 80, em São Paulo.

Mais informações:

www.dwih.com.br/index.php?id=182&L=1&tx_ttnews%5Btt_news%5D=509&cHash=5bb78abff20a323f72f8add468825889

Fonte: Agência Fapesp