Notícia

Portal Amazônia

Competição Internacional 'FameLab 2020' recebe inscrições até 31 de janeiro

Publicado em 13 janeiro 2020

Por Portal Amazônia, com informações da Fapeam

Candidatos do Amazonas também podem participar da competição por meio da Fapeam, que selecionará inscritos e dará apoio com passagens aéreas e diárias durante o evento, que acontece em maio, em São Paulo.

Estão abertas até o dia 31 de janeiro as inscrições para a Chamada Pública FameLab 2020. Trata-se de uma competição internacional de comunicação científica que tem a finalidade de promover a aproximação entre cientistas e o público em geral e, incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação entre pesquisadores.

Candidatos do Amazonas também podem participar por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) que participa da Chamada Pública, realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Conselho Britânico.

O concurso consiste na realização de uma apresentação oral sobre um tópico de ciência ou tecnologia, com a duração máxima de três minutos, sem recursos de apresentação.

O apoio da Fapeam é por meio de passagem aérea (ida e retorno) e diária durante a realização da etapa nacional (4 a 8 de maio de 2020), em São Paulo, para apoiar até três estudantes selecionados.

Requisitos Fapeam

Podem se inscrever pessoas com idade mínima de 21 anos e fluentes em Português e Inglês, sendo: brasileiros residindo no Brasil com Mestrado (stricto sensu), doutorado, pós-doutorado e livre-docente, em andamento ou concluído, nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias em uma Instituição de Ensino Superior (IES) com sede no Estado do Amazonas reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A mesma observação é para candidatos estrangeiros.

As inscrições devem ser feitas por meio da realização de cadastro eletrônico on-line disponível em www.famelab.com.br.

Os candidatos que submeterem propostas pela Fapeam deverão realizar o upload do vídeo na Plataforma de Vídeo do Youtube e encaminhar o endereço do link em formulário específico, disponível no edital, para a plataforma (SIGFAPEAM), bem como na plataforma do British Council.

Além disso, os candidatos deverão ter cadastro atualizado no sistema SIGFAPEAM. Ter currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq. Também assumir o compromisso de apresentar ao final do evento relatório das atividades desenvolvidas e a prestação de contas, além de cumprir os critérios de elegibilidade descritos no edital original.

Para inscrição e maiores detalhes consule o edital completo em: http://confap.org.br/pt/editais/33/famelab-2020