Notícia

ABIPTI - Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação

Competição internacional de ciências, Famelab lança inscrições

Publicado em 09 dezembro 2019

O FameLab, uma das maiores competições de comunicação científica do mundo, lançou nessa terça-feira (22) a quarta edição brasileira da disputa no palco da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília. Presente em 32 países, o objetivo do Famelab é incentivar a divulgação e a popularização do conhecimento científico.

Para o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, a divulgação científica é capaz de revelar talentos e produzir soluções. “Quando a gente fala em ciência e tecnologia, a primeira coisa que passa na minha cabeça é futuro. Sem elas, a gente não vai ter um futuro. Eu não conheço uma ferramenta tão poderosa quanto a ciência acompanhada da educação para unir os países e para que a gente possa manter nosso planeta saudável”, afirmou.

Parceiro da iniciativa desde 2018, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) participará da organização do evento, mais uma vez contribuindo para que cada candidato selecionado participe da etapa subsequente, além de compor a Comissão Julgadora. “Tal oportunidade muito nos honra, tendo em vista a atuação deste Conselho que, às vésperas de completar 70 anos de contínuo fomento ao desenvolvimento científico, tecnológico e inovador do País, tradicionalmente se preocupa com o fomento a Divulgação Científica no Brasil”, afirmou o Diretor de Cooperação Institucional do CNPq, Vilson Rosa.

Divulgação Científica

O CNPq tem pioneirismo em ações de Divulgação Científica como o fomento a Feiras e Mostras Científicas, Museus de Ciências e Olimpíadas Científicas em todo o território nacional. Atualmente, também somos responsáveis pela Chamada Pública da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que já se encontra em sua terceira edição.

Além disso, desde a primeira década deste século, temos um Comitê de Assessoramento Científico em Divulgação Científica (CA-DC) que funciona continuamente selecionando, nas mais diversas modalidades de apoio, projetos de pesquisa e bolsistas em Divulgação Científica neste País.

A competição

As inscrições do FameLab começam nesta quarta-feira (23) por meio do site do British Council. https://www.britishcouncil.org.br/famelab Os pesquisadores das áreas de ciência, tecnologia, engenharia, matemática e medicina (STEMM na sigla em inglês) interessados em participar deverão enviar um vídeo de 3 minutos em português e inglês apresentando um conceito científico sem ajuda de PowerPoint, equipamentos eletrônicos ou ferramentas de edição.

Até 30 pesquisadores serão escolhidos para a etapa semifinal, onde as exposições de 3 minutos passam a ser feitas para um auditório e um júri especializado, que avaliarão os competidores com base nos critérios de conteúdo, clareza e carisma. Os semifinalistas também participam de treinamentos com especialistas em comunicação científica. A final brasileira do FameLab vai contar com 10 participantes e o vencedor representa o país no concurso mundial, que faz parte do Cheltenham Science Festival, na Inglaterra.

FameLab

O FameLab foi lançado em 2005 na cidade de Cheltenham e hoje é realizado em 32 países pelo British Council, organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. No Brasil, a iniciativa tem parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap); Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e a Embaixada Britânica.