Notícia

Universia Brasil

Como se preparar para os exames de proficiência em espanhol

Publicado em 17 novembro 2014

Provas do DELE acontecem nos dias 21 e 22 de novembro

Nos próximos dias 21 e 22 de novembro, serão realizadas as provas de proficiência em espanhol da última convocatória dos exames DELE 2014. Você conhece esses diplomas? Para que podem ser úteis no seu currículo?

 

O DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera) tem grande prestígio e reconhecimento internacional, tanto acadêmico quanto profissional. São títulos oficiais emitidos pelo Ministério de Educação da Espanha e solicitados por uma série de instituições brasileiras e agências internacionais de cooperação para concessão de bolsas de estudo em países em que o Espanhol é língua oficial. Destaca-se entre eles órgãos como CPNp, Fapesp e Capes; além disso, atualmente é o diploma solicitado para os estudantes que se inscrevem para o programa Ciencia sem Fronteira (CSF) na Espanha ou em outros países de língua espanhola.

 

Os diplomas DELE são administrados pelo Instituto Cervantes, um órgão do governo espanhol criado em 1991 para a difusão internacional do idioma e da cultura espanhola e hispano-americana. O Instituto está presente em 43 países nos cinco continentes. No Brasil, há sedes nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. As provas são elaboradas pela Universidade de Salamanca, na Espanha.

 

Quais são os níveis do exame?

 

Você já ouviu falar do Quadro Europeu Comum Europeu de Referência para as línguas? Trata-se de um documento publicado em 2001, resultado de mais de dez anos de estudos, que apresenta uma proposta de base comum para a elaboração de cursos, materiais e avaliações das línguas da comunidade europeia. Muitos exames internacionais de proficiência seguem esse documento, como é o caso do DELE. Os seis níveis estabelecidos pelo Quadro são os seguintes (de básico a máster): A1, A2, B1, B2, C1 e C2.

 

A maior parte dos estudantes que se apresentam para os exames, tanto brasileiros como estrangeiros, está concentrada nos níveis B1 e B2, que seriam os equivalentes aos estágios Intermediário (B1) e Avançado (B2). Então, quando você estiver pensando em melhorar o seu currículo ou fazer o exame para se inscrever a alguma bolsa de estudos, lembre-se de que seria importante estar pelo menos em um desses níveis.

 

Como se organiza a prova?

Como costuma acontecer nos exames de proficiência de nível internacional, o DELE avalia as quatro habilidades a partir da seguinte divisão de provas e constituição de grupos:

 

Grupo 1 (50 pontos)

- Prova de Compreensão de Leitura

- Prova de Expressão Escrita

 

Grupo 2 (50 pontos)

- Prova de Compreensão Auditiva

- Prova de Interação Oral

 

Para ser aprovado, é necessário alcançar no mínimo 60 pontos do total, sendo necessário obter pelo menos 30 pontos em cada grupo de provas. Quer dizer, não deixe de se concentrar em nenhuma das habilidades, pois você vai precisar ter um bom rendimento em todas as provas, já que nenhuma vale mais que outra.

 

Como posso me preparar?

Existem livros de várias editoras no mercado que são específicos para a preparação para o DELE. Porém, uma dica fundamental para quem vai fazer o exame é realizar cuidadosamente o exame que está publicado na página do Instituto Cervantes como modelo para cada nível. Você vai encontrar todos os grupos de provas escritas (leitura, auditiva e produção escrita), os áudios com suas respectivas transcrições e também as respostas de cada prova.

 

E por que isso é tão importante assim? Acontece que os exames mantêm uma mesma estrutura, ou seja, o mesmo número de questões, características dos textos, estratégias de exercícios e inclusive alguns temas, que são mais próprios de cada nível. E lembre-se: um dos aspectos mais relevantes no momento de fazer o exame é controlar o tempo, em especial nas provas de expressão escrita, que podem causar problemas aos candidatos, pois é necessário escrever dois textos em um espaço de tempo reduzido. Por isso, ao fazer seu simulado em casa com os exames publicados na página do Instituto, leia a informação sobre a duração da prova e ligue seu cronômetro! Tente seguir à risca o tempo determinado, assim fará o exame com mais tranquilidade no dia oficial.

 

E claro... Fale com seu professor de Espanhol sobre a correção das suas redações e para realizar as tarefas de expressão de oral. Vale a pena! Afinal, o DELE não tem validade, é emitido pelo Ministério da Educação da Espanha, e pode servir para o mercado de trabalho, para um intercâmbio, fazer uma dupla titulação na Espanha e outras situações que só a sua própria carreira e seus interesses poderão determinar.

 

¡Suerte y adelante!