Notícia

Jornal de Brasília

Como livros viram telas

Publicado em 22 junho 2009

O fase piloto de implantação da Brasiliana Digital conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Foi adquirido um sistema integrado de digitalização robotizada de livros encadernados (APT 2400RA BookScan da Kirtas Tech) e instalado o Laboratório da Brasiliana Digital (LBD) em sede provisória junto ao canteiro da obra do edifício da Brasiliana USP. O sistema robotizado foi apelidado de Maria Bonita pela equipe.

O sistema da Kirtas é acompanhado de uma suíte de aplicativos. O APT Manager, um firmware e software de controle que estabelece a interface com o sistema robótico e o BookScan Editor (BSE), um avançado software de pós-processamento de imagem que permite processar com velocidade o fluxo de imagens capturadas, e compreende um editor automatizado para a publicação (formatação) das imagens em arquivos PDF (e-books). É utilizado também o aplicativo ABBYY OCR Finereader v8, com suporte em português (e outras 178 línguas), para a preparação de PDFs com textos pesquisáveis.

Na atual versão (1.0) da Brasiliana Digital, todos os livros, folhetos e periódicos podem ser pesquisados também pelo seu conteúdo, já que utiliza uma tecnologia de reconhecimento de caracteres (OCR).

Os livros completos são oferecidos em maior resolução (300 dpi), adequada para impressão, e menor (100 dpi), para visualização em tela.

Recomenda-se a utilização do navegador (browser) Firefox 3.0, da Mozilla.org, e o plugin Adobe Acrobat Reader 9.0 ou superior, da Adobe, para uma melhor experiência. A visualização dentro do navegador permite ao usuário utilizar o recurso fast web view - serão primeiramente baixadas as paginas que estão sendo visualizadas, permitindo um acesso mais rápido. É oferecida também uma versão em maior definição de todas estampas, gravuras e fotografias contidas nos documentos.