Notícia

ABCD - Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais

Como evoluíram os estudos sobre integridade científica (1 notícias)

Publicado em 10 de agosto de 2022

Esta é uma reprodução da matéria publicada na edição de agosto, edição 318, de 2022 Revista Pesquisa Fapesp

Tanto em números absolutos quanto em proporção da produção científica geral, foi crescendo ao longo do tempo a presença de artigos em cooperação internacional. Em 2020, 30% das publicações tinham autores de mais de um país – em 2015, eram 20%, e em 2010 cerca de 10%. As colaborações, contudo, foram pouco extensas e mobilizavam poucas nações. As principais parcerias compreenderam pesquisadores dos Estados Unidos com colegas do Reino Unido ou do Canadá. Entre 2007 e 2020, cresceu oito vezes o número de colaborações entre países ricos e de renda média, de acordo com os dados obtidos pela NTU. Praticamente não foram registradas colaborações entre países de renda baixa.

Nações de renda alta foram responsáveis pela maioria dos artigos e das colaborações internacionais. No ranking de países com mais publicações, os Estados Unidos lideram com 2.444 papers, sendo quase alcançado pelo Reino Unido. Em um segundo pelotão, aparecem Canadá, Austrália e Brasil e, em um terceiro grupo, despontam Alemanha, África do Sul, Holanda e China.

O perfil da produção do Brasil é bastante peculiar. Embora figure em 5º lugar entre as 30 nações com maior volume de artigos sobre integridade e ética em pesquisa, o país aparece em última posição no ranking dos que mais publicaram por meio de colaborações internacionais. Ocorre que, na contramão da tendência internacional, a maioria dos trabalhos brasileiros foi produzida em língua portuguesa e disseminada em revistas médicas regionais. A conclusão principal do estudo é que há um progressivo amadurecimento da comunidade dedicada à integridade científica, com a disseminação pelo mundo de padrões internacionais de ética e conduta responsável.

== REFERÊNCIA == 

FAPESP. Como evoluíram os estudos sobre integridade científica. Revista Fapesp, n. 318, ago. 2022. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/como-evoluiram-os-estudos-sobre-integridade-cientifica/ Acesso em: 10 de agosto de 2022

== FONTE ORIGINAL ==

Soehartono, A.M., Yu, L.G. & Khor, K.A. Essential signals in publication trends and collaboration patterns in global Research Integrity and Research Ethics (RIRE). Scientometrics, June 2022. https://doi-org/10.1007/s11192-022-04400-y Acesso em: 10 de agosto de 2022