Notícia

Planeta Sustentável

Como está a produção mundial de bioenergia

Publicado em 01 junho 2009

O BIOEN, programa de bioenergia da FAPESP, promove, no dia 16 de junho, um workshop com especialistas internacionais para esclarecer sobre os possíveis impactos socioeconômicos e ambientais desse tipo de fonte energética e estimular as pesquisas de inovação no setor

O BIOEN – Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia, que visa estimular e articular atividades de pesquisa e desenvolvimento no campo da bioenergia brasileira,realizará, no dia 16 de junho, o workshop “Impactos socioeconômicos, ambientais e de uso da terra”.

O evento vai promover palestras com especialistas internacionais e, ainda, provocar discussões entre os convidados e o público que comparecer ao local para proporcionar a troca de conhecimento sobre os possíveis impactos socioambientais da bioenergia no Brasil e no mundo e, assim, esclarecer e estimular as pesquisas de inovação bioenergética.

Entre os assuntos que serão discutidos, estão: “Perspectivas da cana de açúcar”, “Ecologia e sustentabilidade com a bioenergia”, “A emissão e mitigação dos gases de efeito estufa na produção e utilização do etanol de cana” e “As variações dos estoques de carbono e das emissões dos gases de efeito estufa nos solos tropicais e subtropicais do Brasil”. A programação completa do evento está disponível aqui.

O workshop será totalmente em inglês, mas haverá tradução simultânea para o português durante todo o evento. Os interessados em participar, devem se inscrever on line, no site da FAPESP.

BIOEN – Impactos socioeconômicos, ambientais e de uso da terra

Data: 16 de junho; Horário: das 9h às 16h30; Local: Sede da FAPESP: Rua Pio XI, nº 1500, Alto da Lapa – São Paulo/SP; Mais informações no site da Fundação ou pelo telefone (11) 3838-4216