Notícia

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial

Como educomunicar? Este é o foco da terceira edição do Aberje COMO no dia 20

Publicado em 15 setembro 2011

Vai ser no dia 20 de setembro de 2011 a terceira edição do projeto Aberje COMO! Na ocasião, o professor pós-doutor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Ismar de Oliveira Soares, fala sobre "Como educomunicar". Tudo acontece entre 14h30min e 17h no Auditório Sede Aberje (Avenida Angélica, 1757 12º andar) em São Paulo/SP. As inscrições prévias e gratuitas para associados já estão abertas.

Soares é jornalista, professor e educomunicador. É citado por muitos estudiosos como o primeiro pesquisador a usar o termo "educomunicação" no Brasil. Bacharel em Geografia e Licenciado em História pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena/SP, formou-se em Jornalismo pela Faculdade Casper Líbero no início da década de 70. Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, coordena, desde 1996, o Núcleo de Comunicação e Educação. Tem pós-doutorado pela Marquette University Milaukee Wisconsin.

Promoveu, em 2002, o Projeto Educom.TV (curso on line para dois mil professores do Estado de São Paulo, sobre o emprego da linguagem audiovisual na escola, sob a perspectiva da educomunicação), bem como, entre 2001 e 2004, o Projeto Educom.rádio (formação de 11 mil professores e alunos da rede municipal de ensino de São Paulo, para o uso educomunicativo da linguagem radiofônica no espaço escolar). Entre 2001 e 2009, foi presidente da Union Catholique Internationale de la Presse/UCIP, com sede em Genebra/Suíça. Atualmente, é avalista de projetos de pesquisa da FAPESP, na área da Educomunicação, professor titular da USP, membro de Comitê Gestor da Lei Educom da Prefeitura do Munícipio de São Paulo, Supervisor do Projeto Mídias na Educação do Ministério da Educação e vice-presidente do World Council for Media Education, com sede em Madrid/Espanha.

A inscrição é gratuita para associados da Aberje - veja mais no hotsite http://www.aberje.com.br/eventos/2011/como/default.asp. Contatos com Barbara Cury pelo barbara@aberje.com.br ou no telefone 11-3662-3990 - ramal 3.