Notícia

Canal Nutrição

Como cozinhar de forma mais saudável? Vídeos dão dicas para preparar refeições em casa (2 notícias)

Publicado em 13 de outubro de 2022

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Jornal da USP online

Com o objetivo de valorizar o ato de cozinhar e contribuir para a promoção da saúde e a autonomia nas escolhas alimentares, a pesquisadora Dra. Aline Rissatto Teixeira , da Faculdade de Saúde Pública ( FSP ) da USP, produziu vídeos educativos e materiais gráficos voltados a usuários e profissionais da Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde ( SUS ). O trabalho foi desenvolvido durante o doutorado, que buscou desenvolver a Escala de Habilidades Culinárias Domésticas da Atenção Primária à Saúde ( EHAPS

Com conteúdos validados por um painel de especialistas, os vídeos trazem dicas para o preparo das refeições em casa, visando não apenas a subsidiar os profissionais de saúde nas suas orientações aos pacientes, como também a auxiliar as pessoas em geral a desenvolver habilidades culinárias. Incluem dicas sobre planejamento das refeições da semana; seleção, combinação e preparo de alimentos; o desenvolvimento de habilidade multitarefas e ainda sobre confiança quanto à capacidade culinária.

De acordo com a pesquisadora, que teve orientação da professora Dra. Betzabeth Slater , do Departamento de Nutrição da faculdade, o ato de cozinhar contribui para a promoção da saúde e produz autonomia, incentivando escolhas alimentares mais adequadas e saudáveis. São muitos os obstáculos, contudo, que afastam as pessoas da cozinha, como falta de tempo, insegurança e sobrecarga de tarefas. “Diante dessas dificuldades, saber por onde começar pode ser o mais difícil. Por isso, é importante que os profissionais de saúde tragam, em suas consultas, orientações sobre a prática de cozinhar”, afirmou a professora.

A série de vídeos tem o objetivo de contribuir na capacitação dos profissionais de saúde em suas orientações, além de incentivar os usuários a se apropriarem diretamente do conteúdo. As dicas envolvem as habilidades culinárias domésticas necessárias ao preparo de refeições caseiras, buscando desenvolver a autonomia na arte de cozinhar.

Um dos vídeos, direcionado aos profissionais de saúde, apresenta a importância de abordar esse tema no cotidiano de trabalho da APS. Essa abordagem faz parte do esforço coletivo de promoção da saúde frente a um cenário em que o tempo dedicado ao preparo de alimentos em casa tem diminuído.

Para acompanhar os vídeos, foram elaborados materiais gráficos que ajudam a colocar as habilidades culinárias em prática no dia a dia, com atividades e orientações para o planejamento semanal de refeições, a organização da rotina doméstica, o preparo de refeições rápidas e o uso de temperos naturais.

A produção dos vídeos contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo ( Fapesp ). A EHAPS é uma escala que avalia as Habilidades Culinárias Domésticas de profissionais da APS. A promoção da Alimentação Adequada e Saudável é uma das prioridades dentro das estratégias de promoção da saúde no SUS. O Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda que trabalhadores envolvidos com a promoção da saúde procurem incluir a culinária como tema de encontros e conversas com a população, além de apoiar o desenvolvimento de habilidades pessoais para promover práticas alimentares apropriadas para cada indivíduo ou grupo social.

Acesse a notícia na página do Jornal da USP

Fonte: Comunicação da FSP-USP.

Em suas publicações, o Canal Nutrição da Rede T4H tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Canal Nutrição tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Os comentários constituem um espaço importante para a livre manifestação dos usuários, desde que cadastrados no Canal Nutrição e que respeitem os Portanto, cada comentário é de responsabilidade exclusiva do usuário que o assina, não representando a opinião do Canal Nutrição, que pode retirar, sem prévio aviso, comentários postados que não estejam de acordo com estas regras.