Notícia

Educa+ Brasil

Como conseguir uma bolsa para iniciação científica? (1 notícias)

Publicado em 24 de janeiro de 2023

Muitos alunos do nível superior já são mais ligados à área da produção acadêmica desde o início da vida na faculdade. Por isso, estudantes do nível superior podem participar de projetos de iniciação científica que desenvolvem pesquisas para revisar temas relacionados à formação, bem como apresentar novas teorias e aplicas pesquisas de campo. No entanto, para isso é necessário dedicação e apoio. Por isso, os acadêmicos vão em busca da bolsa para iniciação científica.

Existem diversos programas que oferecem bolsas para iniciação que variam entre R$ 400,00 e R$ 800,00. Os programas podem estar atrelados a instituições de fomento específicas, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundações de Amparo à Pesquisa dos estados, como FAPESP e FAPERGS, entre outras. Instituições de ensino do nível superior também oferecem programas de incentivo aos projetos de iniciação científica.

Benefícios de participar de iniciações científicas

Os estudantes que optam por participar dos projetos de iniciação científica podem fazer isso com o auxílio de bolsas de iniciação, ou de forma voluntária, participando de todo o processo sem um apoio financeiro por parte da instituição financiadora da pesquisa. Em qualquer um dos modelos, os participantes se beneficiam de diferentes formas quanto à experiência e ganhos acadêmicos com os estudos.

• Currículo acadêmico

A participação em programas de iniciação científica permite que o estudante aproveite a experiência vivida para carregar melhor o currículo acadêmico, com situações diferentes relacionadas ao fazer ciência.

• Publicações científicas

Os resultados da pesquisa também podem ser submetidos em formato de artigos para revistas científicas. As publicações ainda proporcionam a participação em eventos científicos e network com pesquisadores de vários locais e com temas diferentes.

• Benefícios na faculdade

A participação em programas de iniciação científica conta como atividade extracurricular, podendo ser utilizadas como horas complementares. Além disso, o estudante pode adaptar, aproveitar ou continuar a pesquisa desenvolvida ao longo da iniciação científica no seu TCC.

Como conseguir uma bolsa de iniciação científica

Cada programa tem autonomia para definir como será sua forma de seleção para as vagas oferecidas. Contudo, é comum que entre as etapas estejam, por exemplo, prova de conhecimento, análise de currículo acadêmico e/ou entrevista. O estudante interessado em se inscrever nesse tipo de iniciativa deve estar atento às etapas do processo seletivo.

O objetivo final de qualquer programa de iniciação científica é a entrega de um projeto de pesquisa sobre um determinado tema da área. Por isso, é de grande valia buscar professores orientadores que possam auxiliar os estudantes durante o processo de desenvolvimento da pesquisa.

Faça faculdade com bolsas do Educa Mais Brasil

Para ter acesso a uma educação de qualidade não é preciso gastar muito. Inscreva-se gratuitamente no Educa Mais Brasil, e encontre bolsas de estudo de até 70% nas mensalidades das melhores instituições de ensino privadas do nosso País. Seja para você ou para seus filhos, o Educa está pronto para ajudar a realizar sonhos com economia no bolso.

Consulte as bolsas do Educa Mais Brasil