Notícia

Gazeta da Semana

Como a DNA Consult tem demonstrado pioneirismo no uso de tecnologia na saúde preventiva

Publicado em 01 junho 2021

Laboratório especializado em biotecnologia aponta os principais usos de biologia molecular em seu negócio que ajudam a inovar o mercado de análise genética

A pandemia do coronavírus têm comprovado constantemente a necessidade de investimentos em ciência e pesquisa em tecnologia para a área da saúde. Foi por meio de testes que utilizam o método PCR em tempo real, como o de diagnóstico do vírus SARS-CoV-2, que o termo biologia molecular se tornou tão popular nos últimos meses. Porém, apesar de pouco conhecido, o método PCR já era usado para análise de outras doenças, como explica o Prof.Dr. Euclides Matheucci Jr, co-fundador e Diretor Científico do laboratório da DNA Consult Genética e Biotecnologia Ltda.

“A pandemia de Covid-19 acelerou a pesquisa e desenvolvimento na saúde. Além disso, tornou as tecnologias de biologia molecular mais conhecidas, mostrando a sua segurança e confiabilidade para o público geral e reforçando este conceito para o setor da Saúde. Para doenças infecciosas a Biologia Molecular é utilizada em larga escala, inicialmente com os testes para HIV, com o PCR, desde os anos 90. Mais tarde, a partir de 2010, a genômica passou a ser utilizada também para o diagnóstico e prognóstico de vários tipos de câncer e outras doenças”, explica.

Neste contexto, a DNA Consult atua desde 1998 com pesquisas científicas e desenvolvimento de serviços voltados à medicina preventiva. Atualmente, entre os principais serviços oferecidos pelo laboratório estão: 1. o diagnóstico de Covid-19 utilizando o PCR em tempo real através de coleta de saliva; 2. mapeamento genético direto ao consumidor e 3. diagnósticos clínicos envolvendo o sequenciamento de genes, exomas e genomas. A empresa possui pesquisas de inovação financiadas pela FAPESP e utiliza entre suas tecnologias o sequenciamento de nova geração e genotipagem, além do PCR em tempo real.

De forma prática, a utilização das tecnologia de Biologia Molecular buscam a detecção de inúmeras doenças infectocontagiosas, análises de identificação forense e patologias de outras áreas como genética, cardiologia, oncologia, imunologia, neurologia, psiquiatria, entre outros. Para realizar este trabalho, o laboratório conta com uma equipe formada por profissionais e pesquisadores especializados na área de biologia molecular.

Atualmente são 16 funcionários que trabalham diariamente na empresa instalada em São Carlos (SP), cidade reconhecida por ser um pólo da ciência e tecnologia. Já em relação à infraestrutura, o laboratório paulista conta com um parque de equipamentos de ponta e referência no mercado global. Com isso, a empresa pretende ampliar posteriormente sua gama de serviços para contribuir com a detecção e controle de outras doenças infectocontagiosas, tais como Dengue, Zika, Chikungunya, tuberculose, Influenza, etc. Além de ampliar os diagnósticos e prognósticos através do sequenciamento e genotipagem buscando a ampliação de sua abrangência na Medicina Preventiva e de Precisão.

Através da grande expertise em P&D, desde maio de 2020 a empresa desenvolveu uma metodologia de auto coleta de saliva para os testes de CoviD-19. Esta metodologia, indolor permite a auto coleta, evitando que as pessoas tenham que se deslocar até o laboratório para realizarem o exame, tornando a metodologia mais confortável, com total segurança dos resultados. “Fomos pioneiros ao oferecer um teste de auto coleta de saliva, com resultados em 24 horas, sem perder a qualidade, usando a metodologia indicada pela ANVISA e OMS, com análise simultânea de dois segmentos do genoma do vírus e um segmento do genoma humano, o que traz mais assertividade nos resultados”, conclui Dr. Euclides Matheucci Jr.

SALA DA NOTÍCIA DNA Consult

https://www.dnaconsult.com.b