Notícia

Cultivar

Comitiva de Wageningen visita ESALQ

Publicado em 15 março 2013

Nesta sexta-feira (15), a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ) recebeu 13 visitantes holandeses do The Biobased Commodity Chemicals Group, da Universidade de Wageningen. A comitiva, formada por docentes e pesquisadores, foi recepcionada pela vice-diretora e presidente da Comissão de Atividades Internacionais da ESALQ Marisa Aparecida Bismara Regitano dArce,.

Em seguida, os professores da ESALQ Helaine Carrer, do Departamento de Ciências Biológicas (LCB); Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso e Paulo Pavinato, ambos do Departamento de Solos (LSO); Severino Matias de Alencar do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN), apresentaram suas pesquisas desenvolvidas na Escola. No encontro, estiveram presentes ainda alunos esalqueanos dos Programas de Pós-Graduação de Solos, Microbiologia, Internacional em Biologia Celular e Molecular Vegetal.

Os holandeses também apresentaram seus principais estudos na área de Bioeconomia e, em seguida, visitaram o Laboratório Max Feffer de Genética Fisiológica, acompanhados pelo professor Carlos Labate, do Departamento de Genética (LGN).

De acordo com Ischa Lamot, pesquisador de Wageningen, a delegação veio a São Paulo conhecer instituições de pesquisas a fim de, em longo prazo, traçar cooperações estratégicas. "O Brasil é uma economia em rápido desenvolvimento e conta com muitos recursos naturais. Sua produção de biocombustíveis é fruto de uma eficiente tecnologia agrícola sucroalcooleira. Nosso objetivo, hoje, é realizar um intercambio de ideias e estudos nessa área", afirma.

A comitiva visitará, ainda, instituições como a Universidade de Campinas (Unicamp), a Embrapa, o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Fonte: Assessoria de Imprensa