Notícia

Unesp

Comitiva de universidades canadenses visita Unesp

Publicado em 06 maio 2013

Por Marcos Jorge

A Unesp recebeu, no último dia 3 de maio, uma delegação de representantes de diversas universidades canadenses. O evento realizado na sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria, teve o intuito de apresentar a universidade e suas principais áreas de pesquisa aos visitantes e promover a aproximação das instituições canadenses.

Entre a comitiva canadense estavam representantes McGill University e da University of British Columbia, duas instituições ranqueadas freqüentemente entre as 30 melhores do mundo. Representantes de duas importantes entidades no ensino superior canadense, o CBIE (Canada Bureau for International Education) e a AUCC (Association of Universities and Colleges of Canada), também estiveram no evento. A CBIE dedica-se à educação internacional e parcerias, reunindo cerca de 200 entidades envolvidas com pesquisa e educação, enquanto a AUCC representa 95 universidades públicas e privadas do Canadá.

A vice-reitora Marilza Vieira Cunha Rudge fez a abertura das atividades, seguida pelo pró-reitor de Pós-Graduação, Eduardo Kokubun, que apresentou um panorama da relação entre Unesp e o Canadá. Segundo o professor, a universidade recebe atualmente três estudantes de pós-graduação e tem três pesquisadores atuando no país da América do Norte. Um dos objetivos do encontro é justamente aumentar esta cooperação entre Unesp e Canadá.

Entre os mecanismos disponíveis para estender a parceria estão o programa Ciência sem Fronteiras, projetos e pesquisas que poderiam receber alunos de doutorado, o desenvolvimento de programas de mobilidade para graduação e pós-graduação e linhas de pesquisa que possam interessar às universidades do Canadá.

A maior parte do evento foi dedicada à apresentação dos programas de pós-graduação em que a Unesp tem excelência acadêmica, bem como áreas de pesquisa que os representantes canadenses demonstraram maior interesse. O representante da Arex (Assessoria de Relações Internacionais), professor Carlos Vergani, também apresentou o projeto ICU (International Courses at Unesp), iniciativa pioneira no ensino superior brasileiro que oferece 50 disciplinas de pós-graduação no idioma inglês em quatro áreas do conhecimento.

A presença da comitiva na Unesp fez parte de uma programação que incluiu também visitas à outras instituições e centros de pesquisa, como a Fapesp, USP, Unicamp, entre outros.