Notícia

ABC - Academia Brasileira de Ciências

Comitê inicia busca de candidatos a diretor do IEA

Publicado em 10 maio 2007

O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) iniciou o processo de seleção de candidatos a diretor da instituição. A escolha será feita com o auxílio de um Comitê de Busca criado pelo Conselho Deliberativo do Instituto.

Caberá ao comitê identificar dentre os professores titulares em exercício da USP os melhores candidatos a integrar uma lista tríplice a ser definida pelo Conselho Deliberativo e submetida à reitora, que nomeará um dos três relacionados como o novo diretor do IEA, para um mandato de quatro anos a partir de 6 de outubro de 2007.

O comitê é presidido por Eduardo Krieger (InCor e ABC) e conta com a participação de Carlos Henrique de Brito Cruz (Fapesp e Unicamp), Bertha Becker (UFRJ), Sylvia Leser de Mello (Instituto de Psicologia da USP) e Fernando Leça (Memorial da América Latina).

O IEA dedica-se à análise interdisciplinar de questões fundamentais das ciências e humanidades e à discussão de políticas públicas. A realização dessas atividades o caracteriza como um espaço de convergência multidisciplinar para os departamentos da USP e um canal de interação desta com a sociedade. Em razão desse perfil do Instituto, o comitê avaliará as credenciais dos candidatos nos seguintes requisitos:

•  competência acadêmica reconhecida;

•  reconhecimento junto à comunidade acadêmica, científica e tecnológica;

•  experiência administrativa;

•  capacidade de liderança;

•  visão de futuro da instituição;

•  capacidade de captar recursos;

•  experiência em cooperação nacional e internacional;

•  motivação para enfrentar novos desafios.

As inscrições para a seleção devem ser feitas até 31 de maio de 2007. Para efetuá-la, o candidato deverá encaminhar curriculum vitae e um texto (até cinco páginas) no qual descreva seu plano de trabalho na direção do IEA para Eduardo Krieger (a/c Marilda Gifalli), mgifalli@usp.br. Se não puder utilizar e-mail, o candidato poderá remeter os documentos mencionados para Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, sala 18, Caixa Postal 12.072, 05508-970, São Paulo, SP. Mais informações podem ser obtidas com Marilda Gifalli, telefone (11) 3091-1683.