CGI está na reta final do seu trabalho. O grupo, que se reuniu no início desta semana, tem até o próximo dia 25 para entregar as propostas de criação do novo modelo de governança da internet no país aos Ministérios das Comunicações e de C&T
O secretário de CT&I, Fernando Peregrino, que também é presidente do Fórum Nacional de secretários do setor, voltou a defender que os recursos arrecadados com o registro de domínios (identidade na rede) da Internet pela Fapesp sejam aplicados, pelo menos em parte, no projeto de desenvolvimento da Internet avançado nos estados, através de projetos científicos submetidos ao CGI.
A proposta de Peregrino encontrou eco entre os membros do Comitê. 'A proposta deve ser incorporada ao documento que vamos encaminhar aos ministros. Como se sabe, existem R$ 65 milhões de saldo depositados na Fapesp, e todo o mês, de 30 a 40 mil reais são arrecadados. Esse fluxo de caixa positivo deve reverter para uma política de desenvolvimento da Internet observando o critério federativo', afirmou Peregrino.
Segundo o secretário, 'o RJ poderia reclamar sua grande contribuição à constituição desse fundo, mas não acredito que é bom para o país, nem para nossa área de ciência e tecnologia, um desenvolvimento tão desequilibrado como o que temos observado', acrescenta.
(Assessoria de Imprensa da SECTI/RJ)
Notícia
JC e-mail