Notícia

GVces - Centro de Estudos em Sustentabilidade

Comitê de especialistas recebe indicações para novo diretor do Inpe

Publicado em 27 agosto 2009

Candidaturas serão recebidas até 30 de setembro

O Ministério da C&T iniciou o processo para seleção de candidatos ao cargo de diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a ser realizado por um comitê de especialistas designado em 17 de julho pelo ministro Sergio Rezende.

Segundo o MCT, esse sistema de escolha de dirigentes vem sendo praticado para os cargos de direção de todas as suas unidades de pesquisa. A seleção, que dá origem a uma lista tríplice encaminhada ao ministro, é sempre realizada por comitês de especialistas, que buscam identificar, nas comunidades científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para cada instituição.

O comitê que auxiliará o MCT na escolha do novo diretor do Inpe é presidido pelo presidente da SBPC, Marco Antônio Raupp. Compõem também o comitê Alberto Passos Guimarães (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas), Carlos Henrique de Brito Cruz (Fapesp), Hadil Fontes da Rocha Vianna (ministro das Relações Exteriores) e Michal Gartenkraut (Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron).

Para concorrer ao cargo, pesquisadores ou tecnologistas brasileiros ou naturalizados devem demonstrar, entre outras competências: excelência profissional reconhecida; visibilidade junto à comunidade científica e tecnológica; experiência administrativa e capacidade de promover a agregação dos funcionários em torno dos objetivos institucionais do Inpe; visão de futuro para a instituição e empenho no desenvolvimento integrado científico e tecnológico do país; capacidade demonstrada de gestão, envolvendo atividades internas e externas de relacionamento com órgãos de financiamento e de governo; e comprometimento com a execução do plano diretor do Inpe 2007-2011 e com o plano de ações 2007-2010 do MCT e com os que vierem a substituí-los.

As candidaturas serão recebidas até o dia 30 de setembro. Os interessados devem encaminhar, em papel e via eletrônica, carta solicitando inscrição da candidatura, curriculum vitae, incluindo produção científica e/ou tecnológica, e texto de até cinco páginas, descrevendo sua visão de futuro para o Inpe e aderência do seu projeto de gestão com o plano diretor do instituto.

Os documentos devem ser enviados em nome do presidente do comitê, Marco Antônio Raupp, para Parque Tecnológico de São José dos Campos, Via Presidente Dutra, km 138 - Bairro Eugênio de Melo, 12247-044 - São José dos Campos. O endereço eletrônico é mraupp@lncc.br

O processo seletivo, além da avaliação dos documentos solicitados, incluirá apresentação pública de seu plano de gestão para o Inpe e entrevista privada dos candidatos com o comitê de busca, em local, data e hora a serem previamente anunciados pelo comitê.

(Com informações da Agência Fapesp)