Notícia

Anpei - Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras

Comitê Conjunto Fomento & ICT aconteceu com abertura para o público geral no Auditório FAPESP

Publicado em 14 janeiro 2019

No dia 28 de junho aconteceu na FAPESP o Comitê em conjunto, e aberto ao público, dos temas Fomento e ICT. José Goldemberg, presidente da Fundação, Horácio Forjaz, Luis Frade e Alessandro Rizzato, deram boas vindas ao público de cerca de 250 pessoas.

Em seguida, Alessandro Rizzato, coordenador do Comitê ICT Empresa, apresentou o Mapa da Inovação 2.0 e o processo utilizado pela ANPEI e parceiros para o desenvolvimento e gerenciamento da ferramenta, que ainda está em progresso. Nessa conversa, o coordenador elucidou as bases usadas e eliminadas para alimentar o recurso, e também abordou o Broker de Inovação, que também atua como um facilitador da inovação.

Durante o dia, foram apresentados os programas de fomento disponibilizados pela FAPESP, assim como a relação da Fundação com a Inovação Tecnológica do país, que pretende apoiar a pesquisa no Estado para todas as áreas de conhecimento. Quem fez as apresentações foi Sérgio Queiroz, coordenador adjunto de pesquisa para inovação da FAPESP e do Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado de São Paulo.

Na sequência, Isabela Brod, gerente de inovação, apresentou as iniciativas e opções de apoio pelo BNDES, assim o suporte da instituição à Projetos Piloto de IoT, Internet das Coisas. A gerente também apresentou os prováveis impactos desse tipo investimento em 2025 para as cidades, indústrias, áreas rurais e saúde.

Às 11h, foi a vez da EMBRAPII apresentar suas metas e modelos de financiamento, também com foco nas transformações digitais. José Luis Gordon, diretor de planejamento e gestão da EMBRAPII, que fez a apresentação das condições de apoio da instituição, exemplificando todas as fases e requerimentos.

Fábio Pires apresentou o Edital de Inovação para Indústrias do SENAI, esclarecendo desde às categorias, objetivos, orçamento, potenciais participantes, ciclos de avaliação, terminando com alguns cases de sucesso da instituição. Por fim, Hulda Giesbrecht, gerente nacional de inovação do SEBRAE, apresentou as oportunidades de fomento à inovação para as Pequenas Negócios da instituição, que tem por objetivo promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de uma orientação proativa, gratuita e personalizada. A gerente esclareceu e detalhou todas as formas de relação com o SEBRAE: ALI, Sebraetec, Edital Sebrae de Inovação, Edital de Inovação para Indústria, abordando também os modelos de financiamento.