Notícia

Secretaria do Meio Ambiente (SP)

Comissão Paulista da Biodiversidade discute as metas de Aichi/Nagóia e a Rio+20

Publicado em 01 fevereiro 2012

Por Aline Cavalcante

A sala onde normalmente são realizadas as reuniões do Consema - Conselho Estadual do Meio Ambiente - recebeu na manhã desta terça-feira, 31, o primeiro encontro da Comissão Paulista da Biodiversidade (CPB), criada a partir do decreto 57.402/11 assinado pelo Governador do Estado Geraldo Alckmin, em outubro de 2011.

A Comissão é formada por seis membros do Sistema Estadual de Meio Ambiente e onze de outros órgãos dos governos estadual e federal, da sociedade civil, universidades e empresas. "Biodiversidade é um dos temas principais dessa gestão", afirmou o secretário do Meio Ambiente Bruno Covas, anunciando a criação oficial da CPB. 

Em outubro de 2010, durante a Conferência das Partes realizada em  Aichi/Nagóia, foi estabelecido o plano de 20 metas para proteger a biodiversidade do planeta. Na ocasião, os representantes do Estado de São Paulo declararam a criação da Comissão Paulista da Biodiversidade, a fim de integrar esforços para cumprir as metas estabelecidas.

Durante a primeira reunião, realizada nessa terça-feira, foi apresentada aos membros da Comissão uma proposta de Plano de Ação da SMA 2011-2020, para analisar os esforços que já estão sendo feitos nesta secretaria e cruzá-los com as metas do protocolo do Aichi/Nagóia. As 20 metas foram separadas em grupos de sete ações/projetos. "Este levantamento das ações internas da SMA foi um trabalho realizado pelos nossos técnicos durante todo o ano de 2011. A ideia é tornar o protocolo mais acessível aos membros da Comissão. Queríamos traduzir o que seriam as centenas de ações da SMA para as metas de Nagóia", explicou Rubens Rizek, secretário adjunto da SMA e coordenador da CPB.

O assessor de gabinete da SMA José Pedro de Oliveira Costa, eleito vice-coordenador da Comissão, lembrou da importância de trabalhar em conjunto com outros setores: "Tudo isso é uma construção que deve ser feita de forma integrada e harmoniosa com outras secretarias e o governo federal, representado aqui pelo Ministério do Meio Ambiente".

Outra pauta discutida foi a possibilidade de levar alguns dos projetos destaque à Rio+20, principalmente aqueles ligados à Economia Verde.

Para a próxima reunião, ainda sem data definida, ficou estabelecido, entre outros temas, o aprofundamento do projeto Biota/Fapesp para os membros da Comissão, e o seu regimento interno, a ser elaborado por José Pedro, vice-coordenador, e por Cláudio José Silveira, secretário-executivo.

Também neste encontro, a Comissão Paulista da Biodiversidade escolheu o seu patrono, o ambientalista, ex-secretário de Meio Ambiente e pessoa com notória importância para a preservação ambiental do Estado de SP, Paulo Nogueira-Neto.