Notícia

Jornal Primeira Página

Comissão Especial discute trabalho no setor sucroalcooleiro

Publicado em 04 setembro 2007

Será realizado hoje, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, na capital paulista, "Encontro para discutir a formação de recursos humanos na cadeia produtiva de cana e biodiesel e relações do trabalho no setor sucroalcooleiro".

Estarão reunidos representantes dos cortadores de cana, trabalhadores em usinas, transportes e representantes dos empregadores, áreas governamentais, universidades e instituições de pesquisa. O encontro faz parte das discussões dos grupos participantes da Comissão Especial de Bioenergia do Governo do Estado de São Paulo.

Na abertura, às 14 horas, o secretário de Agricultura, João Sampaio, fala do papel da pasta na discussão da capacitação e no incentivo às políticas agrícolas alternativas para pequenos produtores e profissionalização no setor.

A primeira parte do debate discute a formação de recursos humanos na cadeia produtiva da cana, com a participação de especialistas da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e palestra do pesquisador Carlos Eduardo Fredo, do Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria.

A segunda parte é sobre relações do trabalho com o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, e entidades representantes dos empregadores e trabalhadores.

"O objetivo desse primeiro encontro é discutir com a cadeia produtiva alternativas para a capacitação tendo em vista o processo de mecanização da colheita da cana, assim como a profissionalização do setor sucroalcooleiro como um todo", afirma o secretário João Sampaio.

Sobre a comissão — A Comissão Especial de Bioenergia, criada pelo governador José Serra em 24 de abril deste ano, tem como missão orientar a produção da energia limpa e renovável no Estado. Os membros devem apresentar os planos de ação das entidades da administração direta e indireta necessários ao desenvolvimento da bioenergia e toda a sua interface no setor.

O grupo, presidido pelo ex-secretário de Meio Ambiente José Goldemberg, conta também com a participação das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Economia e Planejamento, Saneamento e Energia, Agricultura e Abastecimento, Transportes, Meio Ambiente, Emprego e Relações do Trabalho, além de representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade de Campinas) e Unesp (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho").  Um segundo encontro já está programado para o dia 11 de setembro, também na sede da Secretaria de Agricultura. Depois dessas discussões, a Secretaria prepara documento com propostas de ações no âmbito da Comissão Especial de Bioenergia.