Notícia

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Comissao de Ciencia, Tecnologia e Informação recebe delegação do Parlamento da Dinamarca

Publicado em 19 agosto 2014

A Comissão de Ciência e Tecnologia recebeu nesta terça-feira, 19/8, em reunião extraordinária, comitiva do Parlamento da Dinamarca. Participaram da mesa o presidente da comissão, deputado Gilson de Souza (DEM); seu vice, Orlando Bolçone (PSB); o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Marcos Cintra; o presidente da Comitiva de Pesquisa, Inovação e Educação Continuada do Parlamento Dinamarquês, Rasmus Prehn; o embaixador da Dinamarca no Brasil, Svend Roed Nielsen; e seu sucessor, a partir de 1º/9, Kim Hojlund Christensen; bem como o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Carlos Henrique de Brito Cruz.

 

Compareceram ao encontro os deputados Celia Leão (PSDB), Welson Gasparini (PSDB) e Davi Zaia (PPS) e mais nove integrantes da delegação dinamarquesa. "O objetivo desta visita é aprender um pouco sobre as políticas brasileiras e também melhorar a colaboração entre a Dinamarca e o Brasil", afirmou Prehn.

 

Fapesp

 

Marcos Cintra apresentou aos membros da delegação dinamarquesa as principais atividades, metas e objetivos do Departamento de Ciência e Tecnologia do Estado; os sistemas paulistas de ambientes de inovação; os sete parques tecnológicos, a rede paulista de incubadoras de base tecnológica; os institutos de pesquisa científica e tecnológica e o Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação. "Este é o primeiro passo de interação entre o mundo tecnológico produtivo brasileiro e o dinamarquês, que pode ser muito intensificado", explicou Cintra, que ressaltou o conteúdo tecnológico de produção agrícola do país nórdico.

 

A atuação das faculdades, universidades, centros de pesquisa e Fapesp foram explanadas à comitiva pelo diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz.

 

A delegação dinamarquesa vai enviar documentos à Comissão de Ciência e Tecnologia sobre a realidade dinamarquesa. Prehn afirmou que a Dinamarca tem muito o que aprender com o Brasil. "Não há dúvida de que, quando retornarmos à Dinamarca, contaremos a fantástica história do Estado de São Paulo, em relação à pesquisa, a nossas universidades e aos nossos alunos, para que eles saibam que há grandes oportunidades para aprender mais e talvez trabalhar no Brasil.

 

Cooperação

 

Prehn conta que a área ambiental e de tratamento de água intressa muito à Dinamarca, assim como a área de saúde, especialmente os medicamentos e programas de controle de obesidade. "Temos muito interesse em cooperação mútua", disse.

 

A delegação dinamarquesa convidou a comissão para visitar a Dinamarca com o objetivo de apresentar os projetos do setor. "Há várias comissões dinamarquesas planejando visitas ao Brasil, nos próximos anos, e agora convidamos a comissão da Assembleia para visitar a Dinamarca, porque a partir dessas visitas poderemos continuar com a nossa colaboração", finalizou Rasmus.

 

 

Rasmus Prehn e Svend Roed Nielsen
Carlos Henrique de Brito Cruz (esq) fala no encontro
Comitiva da Dinamarca
Marcos Cintra
Delegação do Parlamento da Dinamarca é recebida pela comissão de Ciência e Tecnologia
Rasmus Prehn
Comitiva da Dinamarca
Encontro desta terça-feira, 19/8
Delegação do Parlamento da Dinamarca é recebida pela comissão de Ciência e Tecnologia
Encontro desta terça-feira, 19/8
Comitiva da Dinamarca
Assembleia recebe delegação do Parlamento da Dinamarca