Notícia

Aspacer

Comgás prepara adesão a centro de pesquisas internacional

Publicado em 09 dezembro 2015

A Comgás está em tratativas para firmar um acordo de cooperação com o Centro de Pesquisa para Inovação em Gás Natural, lançado semana passada por meio de convênio assinado entre a Fapesp e a BG Brasil. A proposta, de acordo com a superintendente de Desenvolvimento e Inovação da Comgás, Carla Sautchuk, é utilizar o programa de P&D da concessionária e o network de parceiros para desenvolver projetos em conjunto com os pesquisadores. Os focos de interesse num primeiro momento são microgeração com células de combustível, transporte público (ônibus a GNV e a hidrogênio) e climatização a gás.

Com sede prevista para o campus da capital da Universidade de São Paulo (USP), o CPGN terá atividades voltadas para a ampliação da participação do gás natural na matriz energética brasileira, visando mitigação das emissões de gases de efeito estufa, entre outros objetivos. O investimento da FAPESP será de R$ 27 milhões e o da BG Brasil de R$ 30 milhões. Cabe à USP uma contrapartida na forma de apoio institucional e administrativo aos pesquisadores envolvidos.

Também estão pré-associados à iniciativa o Sustainable Gas Institute do Imperial College London, a University College London, a University of Cambridge e a University of Leeds, todos no Reino Unido; a University of Illinois at Urbana-Champaign e a Texas A&M University, nos Estados Unidos; a Technische Universitaet Darmstadt, na Alemanha; e a Université de Lyon, na França.

Fonte: Brasil Energia