Notícia

JC e-mail

Começa nesta quarta-feira seminário sobre Biotecnologia em Ribeirão Preto

Publicado em 20 junho 2007

Evento irá discutir temas relacionados à biotecnologia como: meio ambiente, saúde, indústria, agronegócio, marcos regulatórios e o Parque Tecnológico de Ribeirão Preto

Começa nesta quarta-feira (20/6), no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, o III Seminário Sobre Rotas Tecnológicas da Biotecnologia no Brasil (http:\\www.fipase.org.br/biotecnologia).

O evento que termina na sexta-feira (22/6) reúne na cidade alguns dos principais agentes do setor de biotecnologia em todo o Brasil.

Durante os três dias de atividades serão discutidos assuntos como transgenia de animais e plantas, alimentos com elementos funcionais, uso da biotecnologia na conservação e restauração do meio ambiente, células-tronco, produção de vacinas e uso da biotecnologia na indústria.

O evento terá também uma mesa de encerramento com representantes de diferentes segmentos envolvidos na implantação no Parque Tecnológico de Ribeirão Preto.

Na abertura oficial do evento, às 18h30 de quarta-feira, estarão presentes o prefeito municipal Welson Gasparini; o vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman; a presidente da Fipase, Geciane Silveira Porto; o coordenador de biotecnologia e recursos genéticos do CNPq, Sérgio de Castro Lessa; a diretora de inovação da Finep, Elaine Baharuth; o gerente geral da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Clayton Campanhola e o coordenador geral da Agência USP de Inovação, Oswaldo Massambani.

Após a cerimônia de abertura, a professora titular e ex-diretora da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Adelaide Antunes fará palestra sobre Gestão em biotecnologia.

Cláudio Joazeiro, do Instituto Scripps, um dos maiores institutos privados de pesquisa, sem fins lucrativos, dos Estados Unidos, encerra as atividades do primeiro dia de evento a palestra internacional "Biotecnologia Construindo Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de uma região".

O seminário receberá 25 especialistas de diversas áreas irão compor mesas temáticas sobre: saúde humana, meio ambiente, marcos regulatórios e incentivos, agrobiotecnologia, biotecnologia industrial, experiências industriais e parques tecnológicos.

Entre os presentes estará o pesquisador da Embrapa Rodolfo Rumpf, líder da equipe responsável pelo primeiro clone bovino do Brasil, a bezerra Vitória.

Também participa do evento a docente do Instituto de Biociências da USP, pesquisadora de células tronco embrionárias, Lygia da Veiga Pereira que é autora dos livros "Sequenciaram o Genoma Humano... E agora?" e "Clonagem, fatos e mitos".

A pesquisadora Rose Monnerat, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia falará sobre a parceria público-privada. Rose liderou a equipe da Embrapa que, junto com a empresa Bthek Biotecnologia, desenvolveu Bt-horus, um inseticida biológico que combate o mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti), sem causar danos à saúde humana e ao meio ambiente.

O médico endocrinologista Raul Maranhão, pesquisador do Incor, falará sobre nanopartículas no tratamento do câncer e doenças cardiovasculares.

Maranhão desenvolveu o LDE (Low Density Emulsion), uma versão da lipoproteína LDL (uma partícula do colesterol), que é capaz de carregar drogas usadas em quimioterapia e levá-las apenas às células cancerosas, poupando as células sadias dos efeitos do remédio.


Parque Tecnológico

A mesa de encerramento do evento irá reunir representantes dos principais segmentos que atuam na implantação do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto, mostrando o atual estágio de implantação do parque e a atuação de cada uma das partes dentro do projeto.

Além da presidente da Fipase, Geciane Silveira Porto, farão parte da mesa o Secretário de Planejamento do Município, Wilson Laguna; um dos coordenadores do Sistema Paulista de Parques, João Evangelista Steiner; e o coordenador da equipe inter-unidades da USP que atua na implantação do parque, Oswaldo Baffa Filho.


Exposição

Paralelamente ao evento, acontece uma exposição de produtos e projetos relacionados com biotecnologia que serão apresentados por empresas, Universidades e institutos de pesquisa.

O seminário é uma realização da Fipase — Fundação Instituto Pólo Avançado de Saúde de Ribeirão Preto, CNPq, Agência USP de Inovação, Capes e Fapesp, e tem o patrocínio do Sebrae-SP - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de SP e Banco do Brasil.

O evento acontece no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, na Rua Bernardino de Campos, 999, Ribeirão Preto — SP

Inscrições e programação: http:\\www.fipase.org.br/biotecnologia.