Notícia

ABM Brasil - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Começa amanhã, dia 13, o Seminário de Energia & Utilidades

Publicado em 12 agosto 2014

Com o tema 'Eficiência energética: o desafio da gestão', começa amanhã, 13, o Seminário de Energia & Utilidades, que segue até o dia 15 de agosto na sede da ABM, à Rua Antonio Comparato, 218, em São Paulo (SP). O evento abrigará o 35° Seminário de Balanços Energéticos Globais e Utilidades e o 29° Encontro de Produtores e Consumidores de Gases Industriais.

 

As atividades terão início às 8h, com o curso 'Melhores práticas em tratamento de caldeiras de alta pressão', ministrado pela Nalco, uma empresa do grupo Ecolab. O treinamento, que terminará às 18h, terá os seguintes docentes e temas:

Jorvic Vital - melhores práticas na operação de resinas de troca iônica: componentes básicos do sistema; parâmetros operacionais, problemas e soluções; polimento de condensado; monitoramento para uso de água desmineralizada em sistemas de caldeiras de pressão.

Luiz Bezerra - melhores práticas em operação de osmose reversa: conceitos; componentes básicos; fatores críticos que afetam o desempenho; solução de problemas e otimização de desempenho.

Sonia Garcia (Ion Pure) - utilização de sistemas de eletrodiálise: aspectos gerais; instalações típicas; fatores críticos operacionais; detecção e solução de problemas.

Fábio Araújo - melhores práticas no monitoramento químico on-line de caldeiras de alta pressão

Anton Banweg - melhores práticas no condicionamento de caldeiras de alta pressão: aspectos mecânicos, operacionais e químicos; melhores práticas operacionais; análise de falhas.

 

Abertura

A cerimônia de abertura acontecerá às 19h, no auditório da sede. Horacidio Leal Barbosa Filho, diretor-executivo da ABM, André Frias e Carlos Kfouri, coordenadores do evento, darão as boas-vindas e abrirão oficialmente os trabalhos.

Em seguida, será a outorga do Prêmio Presidente Vargas, oferecido pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), destinado a reconhecer os melhores trabalhos sobre energia aplicada à metalurgia. Marisson Pedro Baesso, gerente de Geração de Energéticos da CSN, fará a entrega do Prêmio.

Ainda na cerimônia, o engenheiro químico Geraldo Sampaio será homenageado por sua valiosa contribuição ao longo dos 12 anos do Seminário de Energia & Utilidades e às atividades da ABM.

Para encerrar a noite, o engenheiro e piloto Klever Kolberg apresentará a palestra motivacional 'Superando os Desafios no Deserto e no Mundo dos Negócios'. Conhecido por representar o Brasil no Rally Paris-Dakar, o maior e mais difícil rally do mundo, Klever vai estimular os participantes a superarem desafios com atitude, trabalhando em equipe, investindo em capacitação, planejamento e controle da execução.

O evento tem patrocínio das empresas Aperam, Air Liquide, Arcelormittal, Buckman, Cameron, CSN, Dynamis, Fapesp, Nalco, Solenis, TGM, Thyssenkrupp CSA, Veolia/Cle Brasil, Viridis e White Martins. Apoio especial: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES). Apoio: ABAL, Abcem, Abinox, Abrace, Abragel, Abratep, AEA, Brasil Insurance, EPUSP, FEI, IABr, IAS e ICZ.

 

Mais informações na página do evento:

www.abmbrasil.com.br/energia

 

 

Serviço de Imprensa da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

 

Paula Gomes Teixeira (Mtb 45.797)